Amigos do crime ?

Notícia por Maria Clara Borelli em 24 de agosto de 2024


Publicado por Giovanna Bernardes

Hoje demos início à terceira sessão no comitê de execução da pena em segundainstância. Pode-se notar que os discursos das bancadas presentes permanecemsemelhantes aos proferidos ontem. Entretanto, as falas sofreram algumas alterações,possuindo discursos mais ponderados. Além disso, se perpetua a falta de consenso entreos representantes a favor da ADC (CFOAB e IBCCRIM) e os contra (PGR e AGU).

A tensão se estabeleceu verdadeiramente após o Sr. Lucas Canfran afirma que osrepresentantes da instituição IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) são“amigos do crime”. De acordo com a AGU, essa afirmação foi proferida como trocadilhodevido à habilitação do IBCCRIM como Amicus Curiae, que traduzido do latim significa“amigos da corte”. O trocadilho foi motivado após alguns representantes do IBCCRIMapresentarem dados errôneos e darem a entender em seus discursos que eram a favor doscriminosos presidiários. O Sr. Pedro Gabriel Amaral, da bancada do Instituto Brasileiro deCiências Criminais, não gostou nada da afirmação e acusou a AGU de apresentarem,também, dados distorcidos.

A terceira sessão chegou ao fim e foi possível notar a insatisfação da MinistraMariana Barreto com discursos ambíguos e superficiais. A expectativa é que se tenha umacrise na próxima sessão, como tentativa de mudar alguns posicionamentos. Isso se dá umavez que as bancadas se vêm mostrando extremamente inflexíveis com seusposicionamentos.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo