A Poluição do Rio Sena para Paris 2024

Reportagem por Leticia Cerqueira em 27 de agosto de 2024


Publicado por João Otávio Marquez

PARIS 2024: A CERIMÔNIA DE ABERTURA NO RIO SENA (fonte: www.olympics.com)

A menos de 50 dias da abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, as especulações sobre a condição do rio Sena, que irá sediar a abertura oficial, as provas de natação e o triatlo, estão cada vez mais sérias. A capital da França está prometendo fazer história nos Jogos desse ano, sediando pela primeira vez uma abertura fora de um estádio, mas a estrela do evento está cheia e suja, causando preocupação na mídia.

 O rio, que está impróprio para mergulho desde 1923, tem uma promessa do governo de ficar pronto para dia 26 de julho, data da abertura, como uma questão de honra para os franceses, mesmo que diversos políticos ao longo dos anos tenham tentado despoluir o rio sem sucesso. A ONG Surfrider Foundation passou 7 meses coletando amostras do rio, que se provaram com diversos contaminantes, incluindo bactérias fecais. O principal fator de poluição são as chuvas, já que o rio absorve o excesso de esgoto para evitar o alagamento da cidade.

 O governo francês teve um investimento de 1,5 bilhão de euros para escoar águas de chuva em uma obra inaugurada este ano, depois de três anos em execução. Chamada de “Catedral Subterrânea”, a estrutura tem 50 metros de largura e 30 metros de profundidade, podendo armazenar 50 milhões de litros de água. Tudo com a esperança de mudar a história de Paris e entregar um local próprio para banho.

 O ensaio teste dos barcos da cerimônia de abertura está sendo adiado desde abril por conta das fortes chuvas na primavera, e, por enquanto, acontecerá na semana do dia 17 de junho. Da mesma forma, a “nadada da Prefeita”, para comprovar a limpeza do rio, também foi adiada do dia 23 para o dia 30 deste mês. A AFP, agência de notícias francesa, afirma que tudo que tinha que ser feito, já foi feito, e agora é só esperar pelas condições meteorológicas das datas dos eventos olímpicos.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo