Entrevista com o professor Rodrigo

Entrevista com o professor Rodrigo

Único educacional Por Giovana Sá , em 18/05/2020

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A seguir veremos alguns conselhos baseados na experiência profissional do professor de matemática Rodrigo Mourão sobre como melhorar nos conteúdos de matemática e como estudá-los de maneira satisfatória e significativa. Segundo a pesquisa realizada pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) ,em 2018, é notório o déficit quanto ao nível acadêmico dos estudantes brasileiros quando se fala em matemática. Fica evidente que, para a grande maioria dos estudantes, a matemática é uma grande barreira a ser enfrentada, no entanto, não se faz impossível. A pesquisa diz que cerca de dois terços dos brasileiros entre 15 e 19 anos sabem menos que o básico de matemática, resultado esse derivado de uma infinidade de fatores, dentre eles o fato da má condução quanto a maneira de se estudar determinada matéria. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de estudos com o professor Rodrigo Mourão para que possamos alavancar nossos conhecimentos matemáticos com base na seguinte entrevista: 

Folha Única (F1): Para você, qual seria o primeiro passo a ser seguido por um aluno que deseja começar o estudo propriamente dito da sua matéria?

Rodrigo Mourão (RM): Eu acredito que o primeiro passo seja a organização, na verdade para qualquer matéria. Quando você se organiza, você já começa a focar a sua mente naquilo que vai fazer e vai preparando até o seu corpo para o momento de estudo. Pode parecer exagero, mas quando você decide estudar matemática às 14h, se você for para o local de estudo às 14, até que você comece já será 14h10, 14h15 … Por isso, acho que é interessante por volta de 10 minutos antes do seu horário de estudo, você pegar os livros, cadernos e listas, é sempre bom tê-los em mãos, para que não precise ficar levantando ou tendo que pedir listas no Whatsapp para os colegas no meio do seu estudo e acabar a concentração. Portanto, use os primeiros 5, 10 minutos do seu tempo de estudo (vai depender de você) para organizar seu material, local e sua cabeça para o estudo. 

F1: Para os alunos que esquecem rapidamente a matéria estudada, qual seria a sua dica para que estes possam aprender e fixar de maneira significativa os conteúdos matemáticos? 

RM:  Eu tenho duas dicas para esse ponto que sempre comento nos plantões. O primeiro é: tenha sempre em mãos as anotações do professor. Quando você se esquece de um conceito ou fórmula é importante que, antes de perguntar ao professor no plantão ou a um colega, você vá atrás do conceito e pense sobre esse conceito, esse ato de abrir o livro ou o caderno e procurar em suas anotações é uma fonte rica de estudo, use-a. Portanto, quando tiver um dúvida de conceito ou fórmula não pesquise no google, procure em suas anotações. A segunda é: até que você tenha gravado, escreva as fórmulas. Você está aprendendo Equação de Segundo grau e toda vez precisa olhar no livro a fórmula de Báskara? Tem algum problema aí. Enquanto você não tiver gravado, escreva sempre a fórmula antes de usá-la, com letras mesmo e só depois substitua pelos números do problema. Assim, após um tempo, você vai ter gravado e entendido muito melhor a fórmula. 

F1: Qual seria a melhor maneira de resolver exercícios matemáticos? Existiria algum método eficaz, em sua opinião, para que seja feita uma melhor resolução destes exercícios? 

RM: A maioria das questões tem mais de uma forma de se resolver, ainda mais se tratando de geometria. Portanto, quando falamos de Ensino Médio, minha dica é: o melhor jeito é o que você acerta. Isso, porém, não exclui o fato de que você precisa ter o máximo de ferramentas disponíveis, aprenda todos os métodos possíveis e treine em qual situação usar cada uma delas. Portanto, no início é normal se apegar a um método e é bom desenvolver uma segurança usando esse método, mas, depois de um tempo, você precisa desenvolver suas capacidades nos outros métodos daquela matéria, pois algumas questões ficarão bem mais simples usando outra ferramenta. A tomada de decisão é uma das melhores habilidades desenvolvidas pela matemática. Para cursinho pré-vestibular eu aconselho o mais rápido para provas, apesar de que, ao estudar, não basta acertar a questão, ela precisa fazer sentido para você. 

F1: Você teria alguma dica para que os alunos com dificuldades ou até mesmo má familiarização com a matéria tenham maior motivação e foco na hora dos estudos?

 RM: Eu acho que é imprescindível procurar ajuda de professores, colegas e até mesmo outros profissionais, mas é preciso dizer que a familiarização não é algo que cai do céu, não adianta tomar um remédio ou sentar do lado do seu colega uma vez antes da prova, isso é algo que demanda tempo e esforço. A necessidade de resultados imediatos acaba por destruir o progresso de vários alunos. No primeiro ano, muitos alunos chegam ao Único com muita dificuldade, mas aqueles que perseveram e se esforçam – vão aos plantões, nos procuram toda semana – chegam ao fim do ano como alunos excelentes e tem até certa facilidade no segundo ano.

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