Resenha do documentário “Conservar a Amazônia: uma questão ambiental, social e econômica”

Resenha do documentário “Conservar a Amazônia: uma questão ambiental, social e econômica”

Meio Ambiente Por Maria Fernanda, em 09/06/2020

O documentário “Conservar a Amazônia: uma questão ambiental social e econômica” foi divulgado em agosto de 2018 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com o intuito de promover a conscientização acerca da conservação da Floresta Amazônica. O vídeo possui 6 minutos e 25 segundos de duração, abordando assuntos de extrema relevância para a situação do Brasil, que, nos últimos tempos, enfrenta uma crise na área ambiental. 

A obra audiovisual consiste nas falas de diversos especialistas sobre os temas apresentados, o que lhe confere bastante credibilidade, não só mostrando o momento do discurso, mas também inserindo, enquanto os especialistas explicam, imagens e clipes da floresta equatorial. Essas mídias presentes possuem alta qualidade e nitidez. A escolha dessas gravuras favorece a ilustração da natureza exuberante que é a Floresta Amazônica, tornando o documentário visualmente bem cativante.

Além disso, o conteúdo que se é discutido no vídeo segue uma ordem lógica e racional, construindo, assim, de forma impecável, sucinta e clara, a mensagem persuasiva de preservação. No início, é feita uma comparação entre as florestas tropicais e equatoriais do globo terrestre e a em questão. Em seguida, a importância socioeconômica da região vira a principal pauta. Um significativo tópico abordado é o impacto que a construção e o funcionamento de hidrelétricas causa sobre sua área e sua biodiversidade. O documentário é concluído afirmando a importância da Floresta Amazônica para a nação, ressaltando as consequências de não preservá-la.

Logo, percebe-se que a obra audiovisual detém uma boa qualidade, desde o que se refere à fotografia, ao que se refere ao conteúdo e à credibilidade. Nesse sentido, considerando a crise ambiental da atualidade, o vídeo é de extrema relevância para se compreender os impactos da falta de preservação, não só na esfera ambiental, e conscientizar a respeito deles. Portanto, caso o objetivo do leitor seja se informar mais sobre o tema, esse documentário certamente é uma boa escolha, não só pela qualidade, mas também pelo modo como a temática é abordada.  

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo