Resenha do filme “Radioactive”

Resenha do filme “Radioactive”

Resenha por Laura Borges Goulart em 05/11/2021

Material publicitário do filme Radioactive - Netflix
(Imagem: Divulgação / Netflix)

Radioactive é um filme de 2019, que mostra a vida e o trabalho da pesquisadora polonesa, Marie Sklodowska, a qual ficou conhecida como Marie Curie após seu casamento com o cientista francês, Pierre Curie. No ano de 1891, ela se mudou da Polônia para a França, onde estudou física, química e matemática na Universidade de Paris, sendo uma das raras mulheres a trabalharem nesta área durante a época. O filme retrata o trabalho desenvolvido por Marie Curie, em parceria com seu marido, que os levaram à descoberta de dois elementos químicos: o rádio e o polônio. Mostra também o empenho e o árduo trabalho de pesquisa realizado, o que conferiu ao casal o Prêmio Nobel de Física, em 1903. Além disso, esse foi o primeiro prêmio Nobel a ser concedido a uma mulher.

      O brilhantismo do trabalho de Marie Curie foi tamanho, que, em 1911, ela recebeu mais um prêmio Nobel, desta vez em Química, tendo se tornado a primeira pessoa a receber o prêmio duas vezes. Ademais, Marie Curie foi a primeira mulher a lecionar na Universidade de Paris.

       Tal fato, por sua vez, trata-se de uma conquista extraordinária, especialmente considerando o machismo que imperava na época e as dificuldades enfrentadas em decorrência disso. Essas dificuldades foram sentidas no exercício de suas atividades acadêmicas e na obtenção de recursos e equipamentos para pesquisa. Marie também foi vítima de preconceito ao ser hostilizada pela imprensa por ter se envolvido em um caso amoroso com um homem casado, que não sofreu as mesmas ofensas públicas, após o falecimento de seu marido Pierre Curie.

       O filme mostra a importância do trabalho de Marie e Pierre Curie, que revolucionou, ao mesmo tempo, a medicina e as armas de guerra. Nesse contexto, são introduzidos trechos em que são mostradas as repercussões das descobertas num mundo futuro, indicando a utilização da radioterapia no tratamento do câncer. Em outros trechos, foram destacados os efeitos maléficos da radioatividade, com a construção da bomba atômica e o acidente na usina nuclear de Chernobyl.

      O filme permite ao telespectador conhecer a vida e o trabalho de uma mulher extraordinária, que, mesmo em um tempo em que imperava o machismo e a xenofobia, venceu preconceitos e trabalhou arduamente realizando pesquisas que impactaram o mundo.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo