Crise no plenário

Crise no plenário

Notícia por Raissa Paião em 20 de maio de 2023


Publicado por Maria Luíza Balbo

Imagem tirada no fundo da sala da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado(CSPCCO).
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado(CSPCCO)

A manhã deste sábado (20) já começou com o plenário bem movimentado. Logo no início da primeira sessão, a Polícia Federal encaminhou um Inquérito Policial que trata sobre indícios de corrupção na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado(CSPCCO). Mediante uma interceptação telefônica autorizada pela Juíza Titular da 19º Vara Federal Civil da Seção Judiciária do Distrito Federal, foram encontradas capturas de tela de conversa entre o Deputado Luís Fernando, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e a Deputada Luara Queiroz, do Partido Liberal (PL). As mensagens indicam um acordo envolvendo recebimento de propina realizado entre os deputados supracitados e o presidente da CSPCCO, Felipe Coelho. Os nomes do Deputado Lucas Luz, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e da Deputada Bruna Maluhy, do Partido Liberal (PL).Além disso, o inquérito apresentava o nome Pincotiskovichi, mas que não foi identificado. Um debate sobre o inquérito está sendo realizado neste momento na Comissão.

Ao decorrer da crise, os deputados se defenderam e tentaram remover seus nomes da investigação realizada pela Polícia Federal. Os deputados Luís Fernando e Felipe Coelho, diretamente envolvidos na discussão, afirmaram que todas essas imagens foram manipuladas, entretanto, a deputada Laura Queiroz afirmou que as imagens eram todas verdadeiras, mas que a sua participação era apenas uma “encenação” para conseguir provar a corrupção de Luis Fernando. Pouco tempo depois, a Polícia Federal encaminhou mais um documento ao plenário, nesta imagem, Laura e Bruna se encontram em um suposto apartamento do deputado Lucas Luz, do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Os deputados chegaram a realizar uma votação sobre a possível investigação do deputado João Alberto Pincovscy, do Partido União Brasil. A votação foi negada, logo, seu nome é poupado das investigações. O presidente Felipe Coelho foi retirado de seu cargo, então, a deputada Melissa Ayane (MDB) assumiu a presidência. Até o momento, as discussões continuam tensas, levando à censura de alguns deputados com o intuito de manter a ordem no plenário. 

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo