Artigo de opinião

Ansiedade é fescura?

Ansiedade é frescura?

Artigo de Opinião por Isadora Azevedo em 24 de junho de 2022


Publicado por Maria Luiza Balbo

Sintomas da ansiedade. (Reprodução da imagem: Zenklub)

O que tem se tornado comum entre os jovens? Bebidas, festas, curtição, entre outros. Todavia, segundo um estudo feito pelo jornal Jama Pediatrics, nos últimos três anos os sintomas de ansiedade e depressão se tornaram comuns entre diversos jovens. Uma grande parte da população mundial tem ansiedade,ou seja, é algo relativamente comum, contudo,quando os índices aumentam, é necessário ter um acompanhamento profissional especializado na área.

A ansiedade faz parte das nossas vidas, mas porque há um grande aumento de casos em jovens? Simples, nos últimos três anos houve uma pandemia, que ainda ocorre de forma gradativa, entretanto, nesse período muitos jovens ingressam na vida adulta, que, é cheia de responsabilidades. A faixa etária desses pré-adultos está entre 17 á 21 anos, idade que muitos começam a estudar de fato para os vestibulares, o que pode gerar diversos problemas na saúde. Isso ocorre pois, quando ficamos preocupados, deixamos de fazer diversas coisas como cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos, ter um momento de relaxamento, entre outros. Porém, a vida de um vestibulando exige um grande aumento de responsabilidade e  preocupação de saber que ás vezes só temos uma chance de conseguir, o que faz com que muitos comecem a ter um aumento excessivo de preocupação, o que pode gerar “frescura”, como muitos adultos nomeiam a ansiedade. 

Por que muitos adultos, que teoricamente são pessoas sábias, consideram a ansiedade como uma frescura? Simples, as gerações passadas não sabiam tudo ou ainda era pouco o conhecimento acerca da ansiedade, como deveria ser tratada e o que a causava. Nas épocas passadas, certos problemas pareciam tão minimalistas e fáceis, pois não tinha todo o costume e tradições que temos atualmente, com o grande avanço da tecnologia e o advento de recursos como os celulares, internet, notebook, telefones, entre outros. Esses instrumentos podem auxiliar na depressão e ansiedade, o que foi tema de uma matéria feita pelo Indicador de Confiança Digital (ICD) em 2019, no qual muitos jovens ficam mais tristes devido às redes sociais.

Podemos concluir que, a ansiedade pode ser considerada como o mal do século, devido aos diversos fatores que analisamos. A sociedade arcaica agia de maneira imprudente apenas por pensar que, pessoas ansiosas são ́ ́ ́ frescas ́ ́, sendo que diversos fatores podem levar a um transtorno de ansiedade. Assim, como é possível amenizar ou saber que estou tendo uma crise? É necessário o recurso a um especialista na área, como psicólogos ou  psiquiatras, pois eles lhe indicarão como amenizar e saber os sintomas, porém os sintomas mais comuns são preocupação excessiva, insônia, medo irracional, problemas digestivos, medo de eventos públicos, entre diversos outros.  

“Respire fundo. Você não está no tempo errado. Você vai chegar lá. Você sempre foi essa imensidão. A sua ansiedade não é maior que você. Você consegue passar por isso.” São frases de afirmação que devem estar sempre presentes no seu cotidiano.

Gostou? Compartilhe!
Isadora Maria da Silva Azevedo

Sou uma pessoa muito determinada e gosto de ajudar as pessoas ao meu redor, eu adoro ler e acho essencial a experiência que a leitura pode nos proporcionar.

Share

Recent Posts

  • Único Educacional

A tecnologia está ficando sem limites

A tecnologia está ficando sem limites Divulgação científica por Isabela Resende Publicado por Giovanna Bernardes…

3 semanas ago
  • Resenha

Amor Como Ação Revolucionária

Amor na sociedade contemporânea, as relações líquidas em meio a um amor sagrado

3 semanas ago
  • Contos e Crônicas

O que nos diferencia?

A crônica relata a experiência de uma criança ao descobrir as normas de vestuário que…

1 mês ago
  • Poesia

Cores do Amanhã

Cores do AmanhãPoema por Bárbara Cunha em 10 de outubro de 2024 Publicado por João…

1 mês ago
  • Contos e Crônicas

Manual de Sobrevivência para o Último Ano Escolar (Com Dicas Não Tão Óbvias)

Manual de Sobrevivência para o Último Ano Escolar (Com Dicas Não Tão Óbvias)Crônica por Bárbara…

1 mês ago
  • Único Educacional

Conhece-te a ti mesmo

Conhece-te a ti mesmoDissertação por Lorena Durans em 29 de setembro de 2024 Publicado por…

1 mês ago

Utilizamos cookies

Entenda como utilizamos