Artigo de opinião

Por que a balaclava é aplaudida e o hijab é condenado?

Por que a balaclava é aplaudida e o hijab é condenado?

Artigo de opinião por Leandro Silva Carlos em 15 de Junho de 2022


Publicado por André Guerino

Duas mulheres de costas como forma de comparação (fonte: the gauntlet)

Um dos assuntos mais polêmicos e discutidos na sociedade atual é a utilização da Balaclava e a banalização quanto ao uso do Hijab, mesmo que ambos sejam tecidos utilizados para cobrir o rosto. Porém, para a sociedade, um é considerado moda e apenas uma vestimenta comum para os dias frios, enquanto o outro é motivo de preconceito, intolerância religiosa, ódio, violência, entre outros.

A Balaclava foi criada em uma cidade da Ucrânia, em 1854, durante a Guerra da Crimeia, em que os soldados ingleses e irlandeses foram lutar contra os russos e, por conta do território hostil, passaram a utilizar tal vestimenta. O acessório em questão é utilizado principalmente para a proteção contra o frio, ou seja, manteve o motivo pelo qual foi criado, mas, além disso, a balaclava também é utilizada por corredores, eletricistas e até mesmo em alguns exércitos. No final de 2021, o uso desta peça voltou a ser popular no mundo da moda, e, por isso, tornou- se um assunto pertinente e necessário.

Apesar do hijab ser mais conhecido pela sociedade e ter um significado importante, ele não é tão aceito no mundo atual, uma vez que ele é associado aos terroristas e homens-bomba, em vez de ser considerado uma vestimenta necessária para as mulheres muçulmanas por conta da sua identidade religiosa e do seu modo de vida. Ao contrário do que muitos pensam, a utilização por parte das mulheres muçulmanas não é obrigatória, o que mostra a representatividade, a cultura e a tradição que é mantida na maioria dessas famílias.

A atual questão levantada por parte da sociedade é a de ambas vestimentas serem utilizadas para cobrir o rosto, mas somente a Balaclava é vista com olhos respeitosos, uma vez que ela vem seguida de elogios, enquanto associam o hijab ao terrorismo, insegurança e medo. Se ambos são utilizados para cobrir a cabeça, então qual o motivo de tanto desrespeito pelo hijab? A resposta para isso é o preconceito contra os muçulmanos que está enraizado na sociedade, pois pensam que a vestimenta é exclusiva a membros de grupos terroristas, o que não é verdade.

Vale ressaltar, também, que depende de quem está utilizando a peça, pois a Kim Kardashian utilizou uma roupa que escondia o rosto no evento Met Gala em 2021, mas foi aplaudida de pé e recebeu vários elogios pela roupa. Contudo, isso só aconteceu, de fato, porque ela não é uma muçulmana utilizando uma roupa relacionada a sua religião e a sua cultura no seu cotidiano.

A intolerância não é um assunto que passa sem ser percebido, já que está presente em todo lugar, pois outras religiões utilizam lenços e acabam não sendo muito julgadas, como no caso das freiras no catolicismo. Provando, portanto, que a discriminação contra os muçulmanos ainda é algo pertinente na sociedade e que deve ser um assunto debatido. Vale ressaltar, ainda, que, em alguns países, existem leis que proíbem a entrada de pessoas com hijab em certos lugares, como em restaurantes. Mas a balaclava se tornou normal, né?

Gostou? Compartilhe!
Leandro Silva

Oi, gente! Eu sou o Leandro do 3° Sabedoria e sou um dos chefes de equipe do Jornalismo. Parece meio contraditório, mas gosto muito de matemática, porém português não ficou para trás, não kkkkkkk. Apesar de entrar no Único no primeiro ano, eu fiz o teste para a Folha no segundo e simplesmente passei a gostar tanto do projeto que não quis sair, hoje eu percebo o quanto a Folha foi importante para minha evolução. Também gosto bastante de coisas que utilizam o raciocínio e de ajudar os outros, então qualquer coisa, só me procurar!

Share
Published by

Recent Posts

  • Único Educacional

Jogos vorazes: uma distopia não tão distante

 Jogos vorazes, originalmente uma trilogia literária escrita por Suzanne Collins, é uma distopia que se…

1 dia ago
  • Notícia

Origem do surgimento da fumaça no Distrito Federal

Origem do surgimento da fumaça no Distrito FederalNotícia por Tatiane Gomes em 11 de setembro…

2 dias ago
  • Único Educacional

Socorro, eu não sei o que fazer!

Socorro, eu não sei o que fazer!Reportagem por Isadora Macário em 10 de setembro de…

2 dias ago
  • Resenha

Memórias do subsolo: resenha

Esposa adoecida, situação financeira delicada e depressão profunda: como representar as mazelas da vida em…

1 semana ago
  • Único Educacional

Coraline: a animação que conquistou o coração de milhares de jovens brasileiro

Coraline: a animação que conquistou o coração de milhares de jovens brasileiro Resenha por Thiago…

1 semana ago
  • Único Educacional

Socorro, eu não sei o que fazer!

Para todos que estão perdidos nas diversas opções de cursos existentes, nesse conjunto de textos…

1 semana ago

Utilizamos cookies

Entenda como utilizamos