10 filmes para assistir no Halloween.
Artigo de Opinião por Paloma Farion Walber em 25 de outubro de 2022
Publicado por Vinícius Saad da Ponte
Devido a minha grande paixão pelo tópico, neste conteúdo foram selecionados alguns longas-metragens com a temática de Halloween e/ou terror, combinando os lançamentos mais recentes com alguns dos clássicos essenciais. Tudo isso em razão da proximidade do dia 31 de outubro, data imperdível para qualquer amante da arte.
Nota da autora:
Adoraria poder fazer uma lista recomendando todos os filmes do gênero possíveis mas, infelizmente, tive que limitar a dez. Caso algum filme que aborde essa temática seja bom e tenha sido esquecido ou caso não goste de algum que será mencionado, não crie um ódio gigantesco por mim e pelo conteúdo desse texto.
CORALINE:
considerado por mim o melhor filme dessa lista, Coraline conta a história de uma garota que um dia encontra uma porta secreta em sua nova casa e, a partir disso, consegue obter acesso a outra versão de sua vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Coraline se empolga com a novidade, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo.
PARANORMAl:
filme de animação que combina os gêneros terror, comédia e aventura. Conta a história de Norman Babcock, que possui o poder de falar com os mortos e passa a maior parte dos seus dias apreciando detalhes de filmes de terror e estudando crenças sobre fantasmas. Inesperadamente, Norman é contatado por seu estranho tio materno, que o deixa em choque com uma revelação de que uma maldição histórica de três séculos atrás, feita por uma bruxa, é totalmente verdadeira e está prestes a se tornar realidade, a menos que Norman seja capaz de impedir que isso atinja a sua cidade, Blythe Hollow.
O ESTRANHO MUNDO DE JACK:
é um filme de “Stop motion” do gênero fantasia musical, no qual conta a história de Jack Skellington, rei das abóboras em Halloweentown, o qual abre um portal para a “Cidade do Natal”. Dessa forma, faz com que ele agora tenha o objetivo de raptar o Papai Noel e fazer um Natal diferente, a seu gosto. Mas na cidade de Halloweentown há quem se oponha ao plano, dificultando as coisas.
HEREDITÁRIO:
considerado por muitos como o melhor filme de terror da atualidade, ele foi o primeiro longa do diretor Ari Aster, que antes havia se aventurado apenas em curtas. Na trama, acompanhamos a família Graham, a qual começa a desvendar segredos obscuros após a morte da matriarca. Acontece que a avó, mesmo depois de morta, parece continuar exercendo poder sobre a família, especialmente sobre a neta Charlie, por quem sempre teve uma fascinação incomum.
O ILUMINADO:
clássico de terror psicológico dirigido por Stanley Kubrick. É uma adaptação do romance homônimo de Stephen King. Na época, o longa dividiu as opiniões do público, mas acabou se tornando um filme “cult” que continua presente na cultura pop.
NÓS:
o segundo filme de Jordan Peele combina terror, suspense e ficção científica, numa narrativa enigmática e surpreendente que agradou os críticos. A protagonista, Adelaide, esconde um trauma de infância que aconteceu na praia de Santa Cruz.
REC:
o filme espanhol de Jaume Balagueró e Paco Plaza foi um enorme sucesso, tendo inspirado três sequências e um videogame. A protagonista, Ángela Vidal, é uma repórter de TV que está acompanhando uma equipe de bombeiros durante uma noite de trabalho, quando eles são chamados para ajudar uma mulher que está gritando, o que acaba sendo um caso de raiva. Para conter a doença, todos precisam ficar isolados dentro do prédio, e a equipe de filmagens registra o que acontece em seguida.
JOGOS MORTAIS:
dirigido por James Wan e trazendo um roteiro original de Leigh Whannell, que também atua junto de Cary Elwes, o primeiro longa de “Jogos Mortais” é um primoroso filme de suspense com doses de horror corporal absurdas.
HALLOWEEN:
“Halloween – A Noite do Terror” é um clássico incontornável do cinema “slasher”, dirigido pelo norte-americano John Carpenter e que, por levar o nome da data em que estamos tratando sobre no texto, coloquei como obrigatória a participação do título na lista. Nele, conhecemos as origens de Michael Myers, um assassino em série que foi internado aos 6 anos após matar a irmã mais velha. Anos mais tarde, na noite de Halloween, ele consegue escapar e começa a perseguir Laurie, uma adolescente da região.
O EXORCISTA:
um dos filmes de terror mais marcantes de todos os tempos, “O Exorcista”, de William Friedkin, faz parte do imaginário de várias gerações. Regan MacNeil é uma garota de 12 anos que sofre uma mudança drástica no seu comportamento, passando a ser violenta e a exibir poderes sobrenaturais. Eventualmente, todos ao seu redor percebem que se trata de um caso de possessão demoníaca.