Incontáveis erros de Lula
Artigo de opinião por João Alberto Pincovscy em 8 de maio de 2023
Publicado por Jullia Carneiro
Com um novo governante no poder, novos pensamentos começaram a prevalecer na sociedade e na política brasileira. Dentre eles tem-se como ideia principal a política do “amor venceu o ódio”, porém com os poucos dias de holofote o atual presidente e a alta cúpula do governo já se atrapalharam em suas falas e comportamentos.
Em primeiro lugar, Luiz Inácio Lula da Silva anda sobre pregos ao tentar se desviar de suas falas polêmicas e contraditórias, caindo, a todo momento, em novos problemas com diferentes categorias da ampla sociedade brasileira.
O primeiro grande exemplo é a tentativa falha de implementar os impostos sobre os produtos importados por sites estrangeiros que antes eram isentos até o valor de 50 dólares. Tudo isso causou um alvoroço, pois o político rumava para a cobrança de impostos de pessoas que compravam produtos em aplicativos como Shein, muito populares entre o povo por ter baixo valor de produto.
A Primeira-Dama, Rosângela Lula da Silva, alegou em suas redes sociais que o valor do imposto seria direcionado para a empresa e não para o consumidor, outro erro, já que todo o custo do produto é repassado para o consumidor ao final do processo de fabricação, comercialização, transporte e taxação. Com isso, o governo se viu pressionado e teve que recuar em tais medidas temendo a grande reprovação do povo brasileiro.
O segundo grande exemplo é a polêmica fala de Lula sobre pessoas com deficiência intelectual. Numa de suas reuniões, o presidente afirma que cerca de “15% das pessoas têm deficiência mental” e que, por isso, no Brasil, teríamos cerca de “30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso”.
Esse é o governo que promete abraçar as minorias, trazer para perto os excluídos da sociedade, um governo que “entende” o sofrimento das pessoas diferentes.O apresentador de televisão Marcos Mion repreendeu a fala do presidente em suas redes sociais. O apresentador tem um filho com transtorno do espectro autista e explicou a seriedade de uma fala tão problemática de um representante do povo que deveria respeitar a todos.
Mais um grande exemplo são as inúmeras mentiras propagadas pelo Presidente da República, dentre elas uma que se destaca muito é que Lula, em uma entrevista a uma emissora de televisão chinesa, afirmou que acompanha o campeonato de futebol chinês em transmissões de canais de televisão brasileiros, porém o campeonato não é transmitido em nenhum canal brasileiro, só podendo ser acessado por serviços de streaming específicos. Mais uma de suas gafes internacionais é o recente fato de o presidente não entender pessoas falando português.
Lula estava numa coletiva com o presidente de Portugal, e, na ocasião, uma jornalista portuguesa se dirigiu ao presidente brasileiro perguntando sobre suas polêmicas falas que apontam países da União Europeia, incluindo Portugal, como responsáveis por incentivar a guerra russo-ucraniana. Ele se desviou da pergunta com a justificativa de não entender o que a jornalista perguntava, então. A jornalista repetiu a pergunta de modo mais devagar e pausado, mas, mesmo assim, o presidente do Brasil continuou dizendo que não entendia a pergunta da jornalista portuguesa.
Outra grande fala de Lula é o preconceito contra os gamers, apontando o público fã dos jogos eletrônicos como pessoas mais suscetíveis a praticar violência. O presidente afirmou que os jogos só ensinam a matar uns aos outros e que tais jogos pregam o ódio. Ele ainda afirmou que nos jogos existem mais mortos que na Segunda Guerra Mundial, comparando os jogos com uma das maiores guerras do mundo. Tal fala provocou um verdadeiro caos no ramo dos jogos. Muitos influenciadores importantes vieram a público explicar que existem diversas pesquisas que mostram que os games não têm relação com a violência existente.
Por fim, percebe-se que Lula não completou seis meses de governo e já causou sérios danos na política brasileira e mundial. Continuar dessa forma é arriscado demais quando se almeja a evolução do país e do povo. Dessa maneira, o dever do povo é fiscalizar e observar tais erros, cobrando por responsabilidade de figuras públicas tão importantes para a imagem do Brasil dentro e fora do território nacional.