Publicado por Maria Fernanda Motta
O Único levou, no dia 21/06, um grupo de alunos para conhecer o curso de medicina no UniCeub – universidade renomada do Distrito Federal que coleciona tradições em cursos como direito, administração e, nos últimos anos, promete também ser um dos melhores cursos de medicina do Distrito Federal.
A experiência começa pelo tour na faculdade de medicina: é mostrado a nós a estrutura das salas, ambientes de estudo coletivo, alguns laboratórios e, o mais interessante e exorbitante: a sala de simulações realísticas. Nessa sala, existem dois ambientes, sendo estes a sala de aula e o consultório médico. De início, usamos a sala de aula para ouvir uma palestra de uma enfermeira, professora do curso de enfermagem do CEUB, a qual nos relatou sobre o curso de enfermagem e a principal função da carreira, e uma palestra de uma professora do curso de medicina, que nos contou sobre o curso em si e como ele funcionava na universidade.
Ouvíamos atentos ao relato da professora quando, de repente, uma suposta “aluna” caiu no chão, sofrendo convulsões. Todos na sala ficaram em choque, com os celulares já sacados e prontos para ligarem para o 192 (SAMU), pedindo apenas a confirmação de que aquilo de fato se tratava de um caso real ou simulação. Foi neste momento que a professora anunciou na sala : “Quem gostaria de atender a paciente?”. A suposta aluna, na verdade, era uma atriz contratada pelo CEUB para as aulas de simulação realística, que conseguiu passar para o grupo todo que se tratava, realmente, de um caso real.
Após todos os ensinamentos de como cuidar de uma pessoa enquanto essa sofre de uma convulsão (deixar o corpo de lado, segurar a cabeça a fim de evitar traumatismos), dois alunos foram chamados para exercerem o papel do SAMU, colocando um imobilizador cervical na paciente e levando-a para a maca para que, assim, seja colocada em segurança na ambulância. Depois disso, quatro alunos foram chamados para exercer o papel de médico e enfermeiro, só que, naquele momento, no consultório.
O consultório, de fato, era fidedigno a um verdadeiro. Macas, equipamentos médicos, encanamentos de oxigênio e bonecos que aparentavam ser seres humanos preenchiam o local e deixava, totalmente imersiva, a experiência. Além disso, um vidro fosco separava a sala, permitindo que todos os alunos restantes acompanhassem de perto o que estava sendo feito.
Foi-nos ensinado como colocar o acesso no paciente e como intubá-lo, já que seriam esses os procedimentos realizados no caso em questão da paciente. Também era explicado o porquê daquilo estar sendo feito e o que isso evitaria posteriormente. Enquanto nos era explicado, uma mulher entra aos prantos dentro do consultório, se identificando como mãe da paciente e pedindo aos médicos (alunos) que explicassem o que estava acontecendo. Nesse momento, uma aluna que estava realizando uma intubação foi convidada a explicar, levantando a questão da importância de como saber passar uma notícia para um familiar ou conhecido fragilizado pela condição do paciente no momento, sendo este um objeto de estudo nas faculdades de medicina devido seu grau de importância. Dada a explicação do caso da paciente para sua mãe, ambas foram identificadas como atrizes e saíram de cena com uma atuação chocante e emocionante. Todos os alunos foram chamados para que, então, todos pudessem ter a oportunidade de realizar tais procedimentos.
Depois da simulação, fomos convidados para conhecer outros setores, como o de medicina veterinária – que conta com um hospital veterinário para os animais de colaboradores da faculdade – laboratórios de engenharias, onde os estudantes aplicam os conhecimentos obtidos na sala de aula na prática, podendo construir, inclusive, uma casa; cozinhas onde alunos de nutrição aprendem na prática receitas saudáveis.
Após comermos um lanche reforçado oferecido pela universidade, nos dirigimos para o Único com uma bagagem de conhecimentos excelentes e agradecimentos ao Único Educacional e ao UniCEUB pela experiência que certamente incentivou diversos alunos a persistir na ideia da tão sonhada faculdade de medicina!
.
Pressão e Perfeição: A crítica à obsessão estética em A SubstânciaResenha por Maria Clara Machado…
Ciclone extratropical chega ao Brasil com alto risco de tempestadesNotícia por Tatiane Gomes em 31…
Mulherzinhas: um retrato força femininaResenha por Sara Eduardo em 31 de outubro de 2024 Publicado…
Victoria Secrets Fashion Show 2024Reportagem por Letícia Cerqueira em 18 de outubro de 2024 Publicado…
Caso Diddy: entenda tudo que envolve a prisão do rapper americano.Reportagem por Bernardo Versiani em…
As melhores de 2024 (até agora)Resenha por Isadora Macário em 24 de outubro de 2024…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos