Artigo de opinião

A influência das redes sociais em um estilo de vida ativo

A influência das redes sociais em um estilo de vida ativo

Artigo de opinião por Isabela Cáceres Batista


Publicado por Alicia Taveira Menezes

Foto sobre uma rotina idealizada

Ao navegarmos pelas redes sociais, é muito comum nos depararmos com influenciadores mostrando suas rotinas. Eles exibem, muitas vezes, um estilo de vida perfeito, onde se exercitam, comem de forma saudável e têm tempo para realizar uma longa rotina de autocuidado. De certa forma, consumir esse tipo de conteúdo pode impactar a população de forma positiva, motivando-a a buscar hábitos mais saudáveis. Entretanto, esse estilo de vida não é viável para grande parte das pessoas, e a exposição constante a realidades tão distintas das suas podem gerar consequências negativas na vida de quem consome esse estilo de vídeo nas redes sociais, como uma autocobrança excessiva.


A princípio, é notório que as redes sociais podem ser uma aliada quando se trata de buscar uma vida saudável. Acompanhar pessoas que vivem nesse ‘lifestyle’ pode servir de inspiração, além do fato de que existem inúmeras comunidades online onde as pessoas podem interagir e se apoiar.
Um ótimo exemplo disso é o aplicativo Gym Rats, onde é possível criar grupos e participar de competições com os amigos, em que quem se exercita por mais dias seguidos é o ganhador. Dessa forma, o grupo se mantém motivado a praticar atividades físicas diariamente. Além disso, a internet pode ajudar no processo de adquirir bons hábitos alimentares, pois existe uma enorme facilidade em encontrar receitas práticas e saudáveis, que podem ser incluídas na rotina das pessoas e trazer inúmeros benefícios.


Entretanto, é evidente que os momentos expostos nas redes sociais são filtrados e idealizados. Assim, uma ilusão de perfeição é criada, e muitas pessoas se sentem insuficientes com suas próprias rotinas, mesmo dando o melhor de si para arranjar tempo para se cuidarem e praticarem atividades físicas.
Ademais, é comum que a comparação exista não só em relação à rotina, mas também à aparência. De acordo com uma pesquisa de mestrado em psicologia na PUC- RJ, há uma relação direta entre o tempo de uso da internet e a autoestima. A insatisfação com a própria imagem é intensificada pela comparação com os padrões existentes nas redes sociais.


Logo, é muito comum que a Internet possa trazer inúmeras consequências negativas para aqueles que passam um longo tempo usando-a, como a comparação excessiva com rotinas irreais e até mesmo graves impactos na autoestima, que, por sua vez, podem ocasionar distúrbios alimentares e problemas como depressão e ansiedade.


Portanto, é possível concluir que a Internet e as redes sociais podem ajudar aqueles que querem viver uma vida mais saudável. Porém, é muito comum que padrões de vida e de aparência inalcançáveis sejam vendidos, o que causa uma grave auto-comparação. Nesse sentido, é importante que a população tenha em mente que nem tudo exibido na internet é real, além de praticar a autocompaixão. Apesar de ser praticamente impossível alcançar uma rotina idêntica à de alguns influenciadores, o esforço para adquirir hábitos mais saudáveis já merece ser aplaudido.

Gostou? Compartilhe!
Share
Published by

Recent Posts

  • Artigo de opinião

A influência das redes sociais em um estilo de vida ativo

A influência das redes sociais em um estilo de vida ativo Artigo de opinião por…

19 horas ago
  • Único Educacional

A adoção da tecnologia como ferramenta eficaz no Ensino e suas barreiras.

A adoção da tecnologia como ferramenta eficaz no Ensino e suas barreiras. Reportagem por Melissa…

20 horas ago
  • dissertação

Inteligência Artificial: aliada ou ameaça à sociedade?

Inteligência Artificial: aliada ou ameaça à sociedade? Dissertação por Maria Eduarda Azevedo Publicado por Heloisa…

3 dias ago
  • Único Educacional

Radicalização e intolerância: qual é o limite do fanatismo? Dissertação por Rafael Braga Publicado por…

3 dias ago
  • Único Educacional

Por que escolher o futuro dos jovens com base no passado?

Por que escolher o futuro dos jovens com base no passado? Notícia por Luíse Nogueira…

7 dias ago
  • dissertação

Destrói, mas às vezes ajuda a reconstruir

Destrói, mas às vezes ajuda a reconstruir Dissertação por Isabela Resende Rocha Publicado por Leon…

7 dias ago

Utilizamos cookies

Entenda como utilizamos