Insegurança alimentar: falta de produção ou má distribuição de alimentos?

Insegurança alimentar: falta de produção ou má distribuição de alimentos?

Atualidades por Maria Luisa Otto Sarabanda em 21/10/2021

A insegurança alimentar sempre foi algo presente na vida de alguns brasileiros. Entretanto, em razão da crescente taxa de desemprego e do aumento generalizado dos preços dos produtos durante a pandemia do Covid-19, o acesso aos alimentos tornou-se um problema para alguns cidadãos e ainda menos frequente na vida daqueles que já tinham dificuldade para obtê-los. Ao mesmo tempo, o desperdício de comida no Brasil é enorme, tendo cerca de 130 kg de alimentos, em média, sendo desperdiçados por família, segundo uma pesquisa divulgada pelo Embrapa, em setembro de 2018. No entanto, a produção de alimentos no Brasil é abundante.

O caminho do desperdício no Brasil
Fonte: ONU Verde

Os estabelecimentos optam por não doar o alimento por temerem algum tipo de complicação, já que a legislação impõe punição criminal ao local que doou uma refeição, caso quem recebeu tenha desenvolvido algum tipo de intoxicação alimentar. Desse modo, os restaurantes acabam descartando o que não foi consumido. Esse desperdício diário contribui para que todo ano, no Brasil, sejam descartados 41 mil toneladas de comida.

desperdicio de alimentos

Com o intuito de diminuir a quantidade de alimentos descartados diariamente e reduzir o número de pessoas em situação de insegurança alimentar, que são aproximadamente 55% no Brasil, de acordo com um estudo realizado pela rede PenSSAN nos últimos meses de 2020, aplicativos que contribuem para o aproveitamento máximo do alimento estão surgindo no Brasil e em outros países. Na plataforma, o usuário pode conferir os restaurantes perto de sua moradia que estão com excedentes de produção, ou seja, alimentos em boas condições que serão descartados, já que não foram consumidos, e comprar o que lhe agradar por um preço mais barato. Portanto, além de se alimentar bem, o usuário do aplicativo paga uma quantia bem menor que o preço original da refeição. 

Aplicativos que estimulam o consumo consciente de alimentos ajudam a evitar que refeições em condições de consumo virem resíduos. Além disso, tornam possível a compra de refeições de boa qualidade e variadas por pessoas que não teriam condições para isso. 

Fontes:

https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/349462/apps-oferecem-desconto-para-produtos-proximos-ao-v.htm

https://vm.tiktok.com/ZMdogFrKh/

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo