A história de Walt Disney

 A história de Walt Disney

Biografia por Gabriela Cristina em 2 de setembro de 2022.


Publicado por Cecilia Valadares.


retrato de Walt Disney
Retrato de Walt Disney  (Reprodução; Zenerjem)

Walter Elias, “Walt” Disney, nasceu no dia 5 de dezembro de 1901, em Chicago, Estados Unidos. Quando tinha 4 anos, mudou-se para Marceline, Missouri, foi um dos períodos mais felizes para Walt, pois era o lugar que depois o inspiraria a construir a Disneyland. Em 1910, sua família se mudou para o Kansas, onde seu pai, Elias, começou um negócio de entrega de jornais, onde Walt e seu irmão, Roy Disney, trabalhavam como entregadores.

Quando completou 16 anos, Walt voltou para Chicago e se inscreveu em um curso de artes da cidade, algo que ele sempre gostou, mas queria se aventurar, então decidiu alistar-se no exército para lutar na Primeira Guerra Mundial, mas era novo demais, pois precisaria ter 18 anos para isso. Foi quando conheceu a Cruz Vermelha, em que a idade mínima era de 17 anos, Walt, então, falsificou sua certidão e conseguiu um emprego como motorista.

O Começo de Tudo.

Depois do período de Guerra, novamente voltou para o Kansas e começou a trabalhar em uma agência como desenhista, foi lá que ele conheceu Ub Iwerks, um de seus grandes colaboradores no futuro. A agência demitiu vários funcionários, incluindo Walt e Ub. Os dois montaram juntos a sua própria empresa, com o intuito de vender anúncios para jornais e revistas, mas o começo foi difícil e Walt foi chamado para trabalhar no Kansas City Film Ad Company, uma agência maior e que recebia mais dinheiro. Seu amigo não conseguiu administrar a empresa sozinho, então começou a trabalhar junto a Walt. Disney se interessou mais ainda em animações, logo depois saiu do emprego para montar sua própria empresa de animação, contratou alguns de seus amigos da antiga empresa, incluindo Ub, mas infelizmente Walt não conseguiu administrar o dinheiro e a empresa e acabou falindo.

Irmãos Disney e Mickey Mouse. 

Ele acabou indo para Califórnia, onde seu irmão Roy estava morando, junto com ele, Walt criou o Disney-Brothers Studio, foi onde um de seus primeiros projetos fizeram sucesso, a série “Alice Comedies”, que durou de 1924 a 1927. O produtor Charles Mintz, em 1926, pediu para Walt que ele criasse um desenho que seria distribuído pela Universal Pictures, ele aceitou a proposta e criou um dos desenhos mais famosos da época, o Oswald, The Lucky Rabbit.

A felicidade durou pouco quando Walt foi para Nova York negociar sobre seu pagamento, chegando lá, todos os seus funcionários tinham sido contratados por Charles Mintz e o seu desenho de sucesso, o Oswald, The Lucky Rabbit, não o pertencia mais, já que a Universal pegou os direitos do desenho, deixando Walt sem nenhum crédito. Apenas seu amigo Ub não foi para a Universal. A felicidade durou pouco quando Walt foi para Nova York negociar sobre seu pagamento, chegando lá, todos os seus funcionários tinham sido contratados por Charles Mintz e o seu desenho de sucesso, o Oswald, The Lucky Rabbit, não o pertencia mais, já que a Universal pegou os direitos do desenho, deixando Walt sem nenhum crédito. Apenas seu amigo Ub não foi para a Universal.

Em 1934, Walt Disney pensou em talvez uma das ideias mais revolucionárias no mundo da animação, fazer o primeiro longa-metragem da história, mas ninguém do estúdio acreditava que essa ideia daria certo, pois todos pensavam que seria um fracasso. Roy e sua esposa, Lilly, tentaram fazer ele desistir da ideia, mas sem sucesso.

Em 1937, foi lançado o filme “Branca de Neve e os Sete Anões”, que gerou um sucesso bombástico em todo o mundo, com isso, Walt foi seguindo uma progressão de sucessos como: Pinóquio, Bambi, Fantasia, Cinderela e etc, que lhe rendeu diversos prêmios e aclamação mundial.

DisneyLand: A criação.

Uma das ideias que veio na mente de Walt foi criar um parque temático de todas as suas criações, mas seu irmão Roy não aprovou a ideia, ele pensava que seria muito difícil conseguir investimento, ele tinha razão. De fato, foi bastante complicado conseguir um investidor, mas felizmente eles conseguiram fazer um acordo com a rede de televisão ABC, que concordou em transmitir algumas imagens do parque em TV aberta. A DisneyLand foi inaugurada em 17 de julho de 1955, e foi um sucesso a partir daí.  

Walt não queria parar por aí, ele teve uma ideia de expandir seu parque para a Flórida, mas não era apenas isso, ele queria construir uma comunidade toda tecnológica e sustentável chamado de Experimental Prototype Community Of Tomorrow, a EPCOT.

Falecimento de Walt Disney.

Infelizmente, no dia 15 de dezembro de 1966, Walt Disney faleceu de um câncer no pulmão em Glendale, Califórnia. Em homenagem ao seu irmão, Roy construiu o Magic Kingdom, que foi inaugurado em 1971, e mudou o nome do parque de Disney World para Walt Disney World.

Walt Disney deixou sua marca na cinematografia mundial com seus sonhos e inspirações, seu legado sempre será lembrado. “If you can dream it, you can do it”.  

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo