O Brasil e sua diversidade

 O Brasil e sua diversidade

Cultura&Arte por Rafaela Araújo Ramos em 16/07/2021

Brasil e sua diversidade
Imagem retratando o preconceito linguístico (Fonte: Todo Estudo)

 A fala é a forma que o homem sempre usou para se expressar, sempre foi algo que fez parte da identidade das pessoas, da identificação. A formação da Língua Portuguesa é muito variada, proveniente da junção de vários povos diferentes com culturas distintas. E, essa diversidade se reflete muito no Brasil atual, que possui diferentes sotaques, gírias e modos de falar.

 “Samba do Arnesto” é um samba dos anos 1940, muito popular, escrito pelo cantor Adoniran Barbosa. Se analisado, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, a sua letra possui inúmeros erros gramaticais, mas que não causam estranhamento e sim, acolhimento. É muito importante ter conhecimento da norma culta quando se está inserido em um ambiente formal, que necessite desse requerimento, mas nunca pode considerar essa a única forma ‘certa’, pois assim, grande parte da população brasileira estaria excluída, sendo por cerca de 6% dela, analfabeta. 

No noticiário Jornal Nacional, conhecido nacionalmente, pode-se observar que seus apresentadores são duas pessoas que possuem a considerada “linguagem intermediária”, “sem sotaque”. Isso acontece porque facilita a comunicação para todos os cantos do país. É importante lembrar também que não é completamente correto considerar alguma linguagem intermediária ou falar que determinada pessoa não tem sotaque, uma vez que cada região tem seus costumes, linguagens e gírias.

  Então, é de fundamental relevância manter uma análise crítica acerca desse tópico e sempre ter respeito com os costumes de todas regiões, ainda mais em um país tão diverso como o Brasil, pois enquanto eles causam estranhamento em uns, causam acolhimento em outros.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo