dissertação

Destrói, mas às vezes ajuda a reconstruir

Destrói, mas às vezes ajuda a reconstruir

Dissertação por Isabela Resende Rocha


Publicado por Leon Pires

Destrói, mas às vezes ajuda a reconstruir

Ao longo da existência humana, os seres humanos mais destruíram do que reconstruíram o meio ambiente. Porém, com o avanço da tecnologia, essa ação vem tentando ser diminuída, pois os conhecimentos de atualmente são muito mais elevados do que antigamente. Hoje em dia, sabemos que as árvores, por exemplo, são fundamentais para a existência dos seres vivos, incluindo a espécie humana. 

Primordialmente, é importante ressaltar que as árvores têm um papel fundamental para o planeta Terra. Elas retiram da atmosfera o gás mais prejudicial atualmente para o planeta, devido à sua grande concentração: o gás carbônico. Elas também retiram outros gases, como o metano. Por conta de indústrias, automóveis e energias não renováveis, o gás carbônico está em constante liberação, e ele causa diversos problemas ao meio ambiente, como o famoso aquecimento global. Todavia, não é em apenas isso que ele afeta; os cientistas e pessoas especializadas nessa área também estão preocupados com a acidificação dos oceanos, o impacto na qualidade do ar, entre outros. 

Infelizmente, ao longo da história humana, diversas árvores foram derrubadas e nem sequer foram replantadas. Isso contribuiu para que o gás carbônico fosse menos retirado da atmosfera, intensificando sua concentração. Porém, com o avanço da tecnologia e o aumento das percepções humanas aumentando, eles perceberam as mudanças que estavam ocorrendo no planeta Terra e o que estavam causando ao meio ambiente. 

Diante do exposto, a sociedade humana está buscando meios para tentar retardar esse avanço desenfreado da poluição do ar ou um meio até de conseguir resolver essa situação, uma criação da Universidade de Columbia, nos EUA, anunciou ter criado árvores artificiais que podem ajudar no combate a esse excesso de gás carbônico na atmosfera. A estrutura tem galhos semelhantes aos de pinheiros, mas não precisa de sol nem água para funcionar. O segredo está nas folhas, feitas de um material plástico capaz de absorver dióxido de carbono. Um bônus também é que essas árvores artificiais comprimem o gás carbônico retirado da atmosfera em um filtro, que o transforma em líquido, diferente das árvores naturais, que armazenam em seus tecidos. 

Entretanto, apesar das árvores artificiais serem um meio interessante para a melhora da atmosfera, o planeta precisaria de milhares dessas mesmas árvores para conseguir retirar o excesso de gás carbônico, e seu custo para a fabricação gira em torno de 30 mil a 60 mil dólares. Por isso, elas seriam apenas um meio para tentar retardar o acúmulo deste gás, para que as verdadeiras soluções possam ter tempo de produção e de serem pensadas. Como a produção de energias não poluentes e a substituição de fontes de energia não renováveis. Embora o seu criador, Lackner, defenda que suas árvores artificiais são extremamente viáveis, pois 10 milhões delas consimiriam 3,6 gigatoneladas de gás carbônico, e atualmente o mundo produz por ano 30 gigatoneladas.

 Logo, conclui-se que elas seriam super importantes para o meio ambiente. Entretanto, as “pessoas poderosas” que comandam o mundo precisariam estar dispostas a arcar com o custo. Afinal, está-se falando de ajudar os seres vivos a não se extinguirem e a vida no planeta Terra não acabar.

Gostou? Compartilhe!
Share

Recent Posts

  • dissertação

Inteligência Artificial: aliada ou ameaça à sociedade?

Inteligência Artificial: aliada ou ameaça à sociedade? Dissertação por Maria Eduarda Azevedo Publicado por Heloisa…

4 horas ago
  • Único Educacional

Radicalização e intolerância: qual é o limite do fanatismo?

Nos últimos anos, tem-se vivido na era da radicalização. Em 2023, tal problemática fez com…

6 horas ago
  • Único Educacional

Por que escolher o futuro dos jovens com base no passado?

Por que escolher o futuro dos jovens com base no passado? Notícia por Luíse Nogueira…

4 dias ago
  • Artigo de opinião

Concreto Sustentável: Construindo um Amanhã Verde

Concreto Sustentável: Construindo um Amanhã Verde Notícia por Maria Clara Machado Publicado por Maurício Sousa…

4 dias ago
  • resenha

Além do Oscar: A glória e a memória ainda estão aqui

Além do Oscar: A glória e a memória ainda estão aqui Resenha por Beatriz Gonçalves…

6 dias ago
  • Notícia

De um começo improdutivo a uma resolução diplomática

De um começo improdutivo a uma resolução diplomática Notícia por Isadora Macário em 22 de…

1 semana ago

Utilizamos cookies

Entenda como utilizamos