A Jornada para as Estrelas da Blue Origin e William Shatner

A Jornada para as Estrelas da Blue Origin e William Shatner

Ciência & Tecnologia por Diogo Godinho Schwartz em 13/10/2021

Hoje (quarta-feira, dia 13 de outubro), às 11:50 (horário de Brasília), William Shatner, Chris Boshuizen, Glen de Vries e Audrey Powers voaram a bordo do New Shepard NS-18, em seu 2°Voo Tripulado. A missão, que durou por volta de 10 minutos, foi um sucesso e consagrou o ator William Shatner, icônico Capitão Kirk da série Star Trek (Jornada Nas Estrelas), como a pessoa mais idosa a ir para o espaço, aos seus 90 anos de idade.

Foto de William Shatner com o traje para o voo com a Blue Origin
William Shatner (Fonte: Blue Origin)

Os preparativos para essa jornada não são poucos nem recentes, já que a New Shepard conta com 18 lançamentos em suas costas. Seu primeiro lançamento tripulado ocorreu em 20 de julho de 2021, tendo a bordo: Jeff Bezos-fundador da Amazon e da Blue Origin-, Mark Bezos, Wally Funk- pioneira na aviação militar- e Oliver Daemen, o primeiro cliente da empresa. Essa empreitada quebrou 4 recordes do Guinness e abre portas para o mercado das viagens espaciais.

A Missão

A decolagem da segunda missão estava planejada para terça-feira(12), mas foi adiada devido aos ventos previstos para a hora do lançamento, sendo remarcado para o dia seguinte. Na quarta-feira, finalmente, foi possível o lançamento, que ocorreu às 11h50, a partir da base da Blue Origin no oeste do Texas.

Como vimos, qualquer passo era planejado, simulado e executado com extrema cautela. Para se ter uma ideia, no momento da chegada da cápsula, a equipe de resgate já estava bem próxima, tudo isso graças a muita física e engenharia!

O plano de voo utilizado é do tipo suborbital, pois ultrapassa os limites da Linha de Kármán à altitude de 100 Km, estabelecida como o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço sideral. Após a decolagem, o foguete acelera até atingir a MACH 3 (três vezes a velocidade do som), quando os motores são cortados e ocorre a separação. Nesse momento, os tripulantes da cápsula têm a sensação de estar em gravidade zero. No ápice da parábola a fronteira final é ultrapassada e, por poucos minutos, os tripulantes conseguem observar a terra do espaço. Finalmente, o retorno se aproxima e a cápsula e o booster partem para a aterrissagem, sendo a primeira de forma passiva e com a ajuda de paraquedas e o segundo de forma autônoma, guiado precisamente para o alvo.

Dez minutos inesquecíveis, que duram uma eternidade para os passageiros. Uma experiência incrível, que um dia, quem sabe, possamos ter.

Infográfico da trajetória realizada pelo sistema New Shepard da Blue Origin
Infográfico da trajetória realizada pelo sistema New Shepard (Fonte: Blue Origin)

Tripulação

Foto de Audrey Powers - Tripulação NS18Foto de Glen de Vries - Tripulação NS18Foto de Chris Boshuizen - Tripulação NS18Foto de William Shatner - Tripulação NS18

O que esperar para o futuro?

A nova corrida espacial do Século XXI está cada vez mais aproximando as viagens espaciais do público em geral, graças ao avanço tecnológico que permitiu o controle remoto e autônomo dos foguetes, assim como viagens mais tranquilas. Na linha de frentes estão três bilionários: Richard Branson (Virgin Galactic), Jeff Bezos (Blue Origin) e Elon Musk (SpaceX), cada um com suas empresas e seus objetivos, seja colonizar Marte ou apenas oferecer pacotes turísticos ao espaço.

Mas a questão não é quem e nem quando, mas sim, como podemos fazer da maneira certa.

Grandes explorações precisam ser pensadas olhando não apenas as ambições e desejos de quem explora, mas, também, respeitando quem ou o que é explorado, sem destruí-los e seguindo a diretriz primeira da “não interferência”, para que, assim, consigamos avançar para além das fronteiras do conhecimento.

Creio que o lema da nova exploração espacial deva seguir o da série: “Essas são as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos para explorar novos mundos, pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve”.

Vida Longa e Próspera!

Para continuar aprendendo:

Referências e vídeos da missão:

Sobre qual outro tema você deseja ver uma explicação aqui no quadro de Ciência & Tecnologia?

Envie suas sugestões para o e-mail [email protected]  ;

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo