Entrevista com Roni, fisioterapeuta intensivista que encantou o Brasil.
Entrevista por Luís Fernando de Figueiredo Leite Ribeiro em 09/04/2020
Recentemente o Brasil parou para assistir o vídeo gravado por Roni, fisioterapeuta intensivista em Fortaleza/CE. Na filmagem, Roni aparece, junto com sua equipe, segurando plaquinhas que indicavam a alta da paciente do tubo de respiração. Gentilmente, o fisioterapeuta concedeu uma entrevista exclusiva à Folha Única, contando um pouco mais sobre sua ideia que comoveu pessoas ao redor do mundo.
Folha Única: Como surgiu a ideia das mensagens?
Roni: Sempre realizamos essas ações de humanização dentro da UTI: fazemos plaquinhas, dançamos e cantamos quando o paciente vence a covid-19. Começamos a realizar essas ações na extubação (remoção de tubo ou sonda), devido ao número de pacientes com ansiedade e depressão, pois mesmo sendo um período da vitória da doença, traz também um medo e um receio.
Folha Única: E do vídeo?
Roni: Já tinha feito essas ações com outros pacientes, mas não havia publicado vídeo em nenhuma rede social. Mandei para um amigo e ele me incentivou a postar, dizendo que o mundo precisava de mais notícias boas. Foi aí que viralizou.
Folha Única: Qual foi o impacto para a paciente?
Roni: Ela se sentiu mais calma, acolhida e abraçada.
Folha Única: Qual seria sua mensagem para nossos leitores?
Roni: A principal mensagem que gostaria de mandar aos leitores da Folha Única é: acreditem, tenham fé. Dias maravilhosos cheios de muito amor e paz estão chegando. Todo cuidado que estamos tendo, toda precaução, é a única ferramenta para estarmos salvando vidas.