Simulação Modelo Único

Simulação Modelo Único

Entrevista por Luís Fernando de Figueiredo Leite Ribeiro em 16/06/2021

Simulação-Modelo Único-Internationali
Simulação Modelo Único – Internationali (@unicoeducacional)

A Simulação Modelo Único, realizada em parceria com a Internationali Negotia, promoveu, nos dias 28 e 29 de maio, comitês que abordavam e discutiam  pautas extremamente relevantes ao cenário atual como fronteiras, crises políticas, meio ambiente, etc. A Folha Única esteve presente no comitê ECOSOC, responsável por discutir a respeito do coronavírus e controle de fronteiras, e entrevistou alguns dos participantes presentes no comitê. Confira a entrevista realizada!

Entrevista com Ana Paula, representante da Síria.

      Folha Única: O que achou do evento? O que mais te marcou?

      Ana Paula: Foi uma experiência incrível. Cada momento me marcou muito e eu aprendi demais! Isso sem contar com as pessoas que conheci, foi bom demais. Acredito que o que mais me marcou foram os momentos de conflito, que o debate estava pegando fogo, foi demais!

      Folha Única: O que você aprendeu com o evento?

      Ana Paula: Além de ter me ensinado a ter mais controle sobre mim, meus pensamentos e minha conduta em um debate, por eu ter pegado um país extremamente conflituoso, aprendi que é necessário ter empatia e solidariedade sempre.

      Folha Única: Todo o esforço compensa?

Ana Paula: Com certeza! Todos os dias estudando, o nervosismo e a dedicação, tudo compensa quando você chega lá.

Folha Única: Você voltaria na próxima edição?

Ana Paula: Nossa sim, com certeza! A cada simulação é como se você saísse diferente, uma pessoa melhor mesmo!

Entrevista com Ana Carolina, representante da Alemanha.

Folha Única: O que achou do evento? O que mais te marcou?

      Ana Carolina: Estrutura do evento bem organizada, poucos erros. Adorei as simulações também. Fiz muitos amigos e consegui falar bastante. O momento que mais me marcou foi a crise no comitê, já que tínhamos que fazer uma proposta de resolução em pouco tempo.

      Folha Única: O que você aprendeu com o evento?

      Ana Carolina: Me ensinou muita coisa: normalmente não falo muito em público, e aprendi a como perder esse medo. Aprendi também como me portar de forma adequada.

      Folha Única: Todo o esforço compensa?

Ana Carolina: Todo o esforço compensa. Passei as duas semanas anteriores da simulação estudando várias propostas feitas pela Alemanha, de relações diplomáticas com outros países. Fiquei bem cansada, mas valeu a pena.

Folha Única: Você voltaria na próxima edição?

Ana Carolina: Voltaria com toda certeza para uma próxima edição. Se tivesse a oportunidade de ficar cinco horas discutindo sobre pontos que não foram concluídos, continuaria sem problemas.

Entrevista com Gabriel Delforge, representante de Portugal.

Folha Única: O que achou do evento? O que mais te marcou?

      Gabriel: O evento foi ótimo, bem organizado, contava com monitores incríveis. Conseguimos fazer tudo que nós quisemos: passamos todas as propostas, conseguimos finalizar a Proposta de Resolução. O momento que mais me marcou no evento foi com certeza eu liderando a presidência do comitê. Foi a partir desse momento que consegui me tornar um grande participante do comitê e perdi toda minha vergonha praticamente

      Folha Única: O que você aprendeu com o evento?

      Gabriel: Esse evento me ensinou que nem tudo que a gente coloca pouca expectativa será ruim. No começo, não estava com muitas expectativas, porém todas essas foram batidas de uma forma grotesca. Além disso, me ajudou a falar na frente de outras pessoas, como procurar coisas na internet. Foi muito interessante.

      Folha Única: Todo o esforço compensa?

Gabriel: Pra mim, essa pergunta é uma afirmação: todo o esforço compensa. Cheguei já um pouco desanimado, como já havia dito, porém percebi o quão era legal: botei todo meu esforço no comitê, falei com todo mundo que pude falar, propus o que gostaria de propor, argumentei. Faria tudo de novo, sem dúvida.

Folha Única: Você voltaria na próxima edição?

Gabriel: Sim, voltaria pra participar, sendo presencial ou online. Acho uma ideia muito legal do Único disponibilizar esse evento de forma gratuita para quem gostaria de participar. Proporia também o Conselho de Segurança da ONU para a próxima simulação.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo