Um projeto contra a desigualdade de gênero na música

Um projeto contra a desigualdade de gênero na música

Noticia por Beatriz Petrola dos Santos em 27/06/2021

A Instituição de caridade “DONNE,WOMEN IN MUSIC” foi fundada no Reino Unido pela soprano brasileira Gabriella di Laccio, considerada uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras pela BBC em 2018. O programa tem o objetivo de combater a desigualdade de gênero no meio artístico, atualmente é voltado unicamente para o mundo musical, mas tem planos futuros para expandir a outros rumos artísticos. A instituição busca, com uma lista chamada “A BIG LIST” (em português: Uma Grande Lista), dar visibilidade às compositoras e musicistas que durante a história foram negligenciadas e não tiveram seu reconhecimento em vida, partindo do século XVI, e a auxiliar às mulheres do século XXI a terem seus trabalhos divulgados. Como diz a criadora no site oficial “Há muitas mulheres modelos na nossa história, no passado e no presente. Precisamos simplesmente torná-las mais visíveis!”.

Atualmente, o projeto conta com um conselho de 11 doutores na área da música, como a Dra. Kate Kennedy, que tem Phd na Universidade de Cambridge, e a Dra. Laura Hammer, com bacharelado, mestrado e Phd na Universidade de Cardiff. Também possui uma lista de parcerias que auxiliam no impulsionamento do projeto, como a “Drama Música” e “Gengibre”.

 O projeto é divulgado principalmente no site oficial: https://donne-uk.org/br/, onde é possível acessar a BIG LIST, a qual atualmente possui mais de 5000 mil composições escritas por mulheres, e ainda está em construção, possuindo diversos estilos musicais, de óperas à música eletrônica. As musicistas atuais também possuem a oportunidade de divulgarem seu trabalho na plataforma, podendo preencher um formulário pedindo a participação na lista. Nela também é buscado pelos organizadores a representatividade de outras causas contra ao racismo e à homofobia, através de identificação da própria compositora no preenchimento do formulário.

Além da BIG LIST, o projeto apresenta outros veículos de informação, como vídeos educativos e biográficos sobre compositoras históricas e atuais que fizeram uma grande diferença na área musical, tais como Chiquinha Gonzaga e Catarina Domenici. Outro desses veículos de multimédia e autorais são podcasts, um blog com divulgação de aniversário de artistas e artigos, uma coleção de CDs, em que diversas composições femininas foram regravadas, e parcerias com a imprensa.

A DONNE também é responsável por uma pesquisa sobre a desigualdade nas orquestras, realizada em 2018-2019 e 2019-2020, contudo disponível somente em inglês.

mulher-e-olhos
panfleto mulheres
Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo