Notícia

O Un1arts vem aí

O Un1arts vem aí

Notícia por Maria Eduarda Pereira em 25 de junho de 2022


Publicado por Maria Luiza Balbo

Uniarts. (reprodução da imagem: Único Educacional)

O Un1arts, competição interescolar realizada pelo Único Educacional, teve seu início oficializado neste último mês de junho. Os jogos, que estão acontecendo pela 7° vez, são momentos muito aguardados pelos alunos – que anseiam pelas atividades propostas pela competição. Há grande expectativa para este ano, já que nas últimas duas edições, em razão da pandemia do Covid-19, nem todas as atividades puderam ser realizadas. O Un1arts começa, de fato, no dia 27 de junho, e tem duração de três dias, algumas provas, entretanto, ocorrem durante todo o mês.  

A olimpíada conta com muitas atividades que contemplam todos os alunos. Os esportistas, por exemplo, podem participar de jogos de futebol e vôlei, competição de kart, boliche, natação, enquanto os que preferem artes, por outro lado, podem se arriscar nas competições de canto, dança e pintura. Todos os tipos de prova existem, algumas muito inusitadas, inclusive, fazem parte do regulamento da competição, como a “formulação de lei” e “perito por um dia”, atividades que, além de representarem um momento de lazer, podem ajudar na decisão da escolha da carreira de um aluno. Em “formulação de lei”, por exemplo, os alunos, ou futuros parlamentares, devem elaborar leis de acordo com o código brasileiro que ajudem a resolver alguma necessidade do Brasil no trânsito, ecologia, corrupção e intolerância religiosa.

As competições tradicionais, como as olimpíadas de matemática, física e química, também fazem parte dos jogos. 

O diferencial do Un1arts, entretanto, é a pluralidade e variedade de provas disponíveis para os alunos, já que a competição vai desde “monólogo” ao “campeonato FIFA 2023”. As olimpíadas têm, ainda, uma preocupação social, como demonstrado na prova “doação de sangue”, em que os alunos devem mobilizar doadores a irem ao Hemocentro de Brasília. 

Uniarts. (reprodução por: Único Educacional)

Além da competição em si, é inviável mensurar os benefícios que jogos como o Un1arts trazem às escolas. O ambiente escolar pode ser bastante desgastante aos alunos e, momentos de descontração como esse, ajudam a reduzir o estresse causado por uma rotina monótona focada em vestibular. Alguns alunos da escola mencionam que a competição é uma oportunidade dos alunos desenvolverem laços com seus colegas, explorarem seus talentos ou, simplesmente, aproveitarem ao máximo o momento de descontração.  

Com tantas propostas e planos, espera-se ótimos jogos, afinal, a função das olimpíadas é confraternizar. Claro que, entre as equipes, haverá competição, isso é natural, porém, o que fica, no fim, são as memórias. O Un1arts é, realmente, uma experiência única. 

Gostou? Compartilhe!
Maria Eduarda Pereira de Sa

Oiee. Eu sou a Maria Eduarda, tenho 16 anos e sou jornalista da Folha. Adoro ler e escrever, e acho, na verdade, que esses são os principais motivos do meu interesse no jornal. Espero que tenhamos um ótimo ano nesse projeto.

Share

Recent Posts

  • Único Educacional

A tecnologia está ficando sem limites

A tecnologia está ficando sem limites Divulgação científica por Isabela Resende Publicado por Giovanna Bernardes…

3 semanas ago
  • Resenha

Amor Como Ação Revolucionária

Amor na sociedade contemporânea, as relações líquidas em meio a um amor sagrado

3 semanas ago
  • Contos e Crônicas

O que nos diferencia?

A crônica relata a experiência de uma criança ao descobrir as normas de vestuário que…

1 mês ago
  • Poesia

Cores do Amanhã

Cores do AmanhãPoema por Bárbara Cunha em 10 de outubro de 2024 Publicado por João…

1 mês ago
  • Contos e Crônicas

Manual de Sobrevivência para o Último Ano Escolar (Com Dicas Não Tão Óbvias)

Manual de Sobrevivência para o Último Ano Escolar (Com Dicas Não Tão Óbvias)Crônica por Bárbara…

1 mês ago
  • Único Educacional

Conhece-te a ti mesmo

Conhece-te a ti mesmoDissertação por Lorena Durans em 29 de setembro de 2024 Publicado por…

1 mês ago

Utilizamos cookies

Entenda como utilizamos