Brittney Griner é presa na Rússia por tráfico de drogas

Notícia por Luís Fernando de Figueiredo Leite Ribeiro em 16 de Agosto de 2022


Publicado por Rafael Leivas Bisi

Jogadora de Basquete, Brittney Griner atrás de grades segurando uma foto do seu time de basquete feminino, o Phoenix Mercury
Jogadora de Basquete, Brittney Griner (Reprodução da imagem: Isto é Dinheiro)

A Jogadora de basquete pelo time Phoenix Mercury, Brittney Griner, foi detida em 17/02/2022, acusada de carregar cartuchos de óleo de haxixe, ilegal na Rússia. Ela foi condenada a nove anos de prisão e terá que pagar uma multa de um milhão de rublos, cerca de R$85,8 mil. Segundo Brittney, o óleo era utilizado para fins medicinais e não era para estar dentro de sua bagagem, de modo que ela teria se esquecido de o retirar de lá. Além disso, conforme o posicionamento da promotoria do caso, Brittney teria agido de maneira intencional ao ocultar dos funcionários do aeroporto o produto ilegal.

Brittney Griner estava na Rússia a trabalho, jogando pelo UMMC Ekaterinburg (time russo) na Euroliga. Segundo o portal “WeAreBG” , campanha organizada por outras atletas que jogam pela Associação Nacional de Basquete Feminino (WNBA), várias atletas costumam jogar por competições europeias durante o recesso entre as temporadas da WNBA para aumentar a renda, já que há, na Rússia, a jogadora recebia o quíntuplo que pelo Phoenix Mercury.

Após a condenação, os EUA ofereceram, em troca da liberdade de Brittney Griner e de Paul Whelan, ex-soldado preso na Rússia por espionagem, liberar Viktor Bout, traficante de armas russo preso nos EUA.  O Kremlin aceitou negociar, mas nenhum acordo foi selado. Além disso, o governo russo propôs adicionar outra pessoa no acordo: Vadim Krasikov, preso pelo assassinato de um ex-combatente checheno.

Joe Biden diz que a condenação da jogadora de basquete foi uma vingança dos russos às sanções impostas em seu país por conta da guerra na Ucrânia. Segundo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, uma reunião com o secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Anthony Blinken, deverá ocorrer para discutir sobre uma possível troca de presos entre os países. Uma conversa entre ambos não ocorre desde a invasão à Ucrânia. 

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo