Vazamento de documentos do Pentágono

Notícia feita por Ana Clara Strauss, em 4 de maio de 2023.


Publicado por Fernanda Assis Queiroz

Foto do pentágono, local de onde os documentos foram vazados

No início do mês de abril, surgiram na internet documentos sigilosos vazados do Pentágono (central do Departamento de Defesa dos EUA). Estes já circulavam na rede social Discord há mais de um mês e, após investigações, descobriu-se o real motivo do vazamento.

Informações importantes, como estratégias de guerra e a visão estadunidense acerca de outros países, ficaram acessíveis a todo o mundo. Além de conterem avaliações sobre as capacidades militares da Rússia e da Ucrânia, os documentos também incluem conhecimentos de outros países, sendo eles desde a superpotência China até países menores como o Haiti. 

Sobre a Rússia, os documentos indicam que a inteligência americana se infiltrou profundamente no setor militar russo. A partir disso, os EUA conseguiram alertar a Ucrânia sobre ataques iminentes em alguns casos. Referências ao planejamento interno da agência de inteligência militar da Rússia e do Grupo Wagner (milícia russa) foram vazadas idem.  

Ademais, a China também foi alvo dos documentos. Eles mostram o monitoramento dos EUA sobre o desenvolvimento de armas e atividades navais chinesas. Tudo indica que o país está desenvolvendo um veículo hipersônico multifuncional de classe de mísseis balísticos de alcance intermediário, o qual possui altas chances de contornar a defesa antimísseis dos americanos. 

Outrossim, infere-se que os EUA estão interceptando comunicações de sinais entre a China e outros países. Um dos documentos diz que a Nicarágua provavelmente está disposta a oferecer acesso naval a Pequim em troca de investimento econômico. Mas, a China não declarou aspirações de adquirir bases no exterior nem acesso militar no país. 

Em suma, várias outras informações foram divulgadas nas redes sociais. O autor de tal crime foi Jack Douglas Teixeira, de 21 anos, membro da Guarda Aérea Nacional e líder de um canal de discussão no aplicativo Discord. Além disso, a princípio, a divulgação foi motivada pelo empenho dele para impressionar os participantes do canal de discussão.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo