O falecimento de Rita Lee, a Rainha do Rock
Notícia por Bianca Miranda Soares em 09 de maio de 2023
Publicado por Manuela Cronemberger
A cultura brasileira sofreu uma perda irreparável: na noite desta segunda-feira, 8, faleceu Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras brasileiras, a rainha do rock nacional. A família anunciou a triste notícia aos fãs e deu informações sobre o velório, que acontecerá no dia 10 no Planetário do Parque Ibirapuera e será aberto ao público, por meio de um comunicado postado nas redes sociais da artista.
A cantora de 75 anos passou seus últimos anos reclusa em seu sítio, no interior paulista, com seu marido, Roberto de Carvalho. Desde 2021, estava em tratamento contra um tumor cancerígeno em seu pulmão.
A carreira de Rita é recheada de sucessos e inovações. No final da década de 60 e no começo da década seguinte, a cantora integrou uma das bandas mais influentes no cenário musical brasileiro, Os Mutantes. O grupo conhecido por seu som cheio de distorções inovadoras, o uso da guitarra elétrica e letras irreverentes participou do importantíssimo “Panis et Circenses ou Tropicália”, álbum manifesto do movimento Tropicalista. Em 1972, a cantora saiu do grupo.
Dois anos depois, lançou o primeiro disco da sua parceria bem sucedida com o grupo Tutti Frutti. Nos próximos anos a cantora lançou álbuns fundamentais para o rock brasileiro, como o clássico “Fruto Proibido”, considerado por muitos como sua obra prima. O disco marca uma virada da carreira da cantora e multiinstrumentista, sendo um prelúdio para os temas que abordariam em seus próximos lançamentos. Ademais, o disco foi um grande sucesso de vendas na época em que foi lançado.
Depois do último álbum em parceria com Tutti Frutti, lançado em 1978, Rita começou a colaborar musicalmente com seu companheiro, Roberto de Carvalho. Juntos lançaram grandes sucessos da música brasileira, como: “Mania de Você”, “Lança Perfume” e “Baila Comigo”. O casal estava junto desde 1976 e teve três filhos.
Esse pequeno resumo mostra uma pequena parcela da gigantesca colaboração da cantora para o cenário musical brasileiro. Seu legado é eterno. A artista marcou e influenciou gerações de admiradores e artistas, que foram inspirados por sua atitude irreverente e transgressora. Enquanto sua voz e suas letras ressoarem, a música de Rita Lee ainda fará muitas pessoas felizes.