Notícia

O falecimento de Rita Lee, a rainha do rock

O falecimento de Rita Lee, a Rainha do Rock

Notícia por Bianca Miranda Soares em 09 de maio de 2023


Publicado por Manuela Cronemberger

Rita Lee, rainha do rock ( fonte: Folha de Londrina )

A carreira de Rita é recheada de sucessos e inovações. No final da década de 60 e no começo da década seguinte, a cantora integrou uma das bandas mais influentes no cenário musical brasileiro, Os Mutantes. O grupo conhecido por seu som cheio de distorções inovadoras, o uso da guitarra elétrica e letras irreverentes participou do importantíssimo “Panis et Circenses ou Tropicália”, álbum manifesto do movimento Tropicalista. Em 1972, a cantora saiu do grupo.

Dois anos depois, lançou o primeiro disco da sua parceria bem sucedida com o grupo Tutti Frutti. Nos próximos anos a cantora lançou álbuns fundamentais para o rock brasileiro, como o clássico “Fruto Proibido”, considerado por muitos como sua obra prima. O disco marca uma virada da carreira da cantora e multiinstrumentista, sendo um prelúdio para os temas que abordariam em seus próximos lançamentos. Ademais, o disco foi um grande sucesso de vendas na época em que foi lançado.

Depois do último álbum em parceria com Tutti Frutti, lançado em 1978, Rita começou a colaborar musicalmente com seu companheiro, Roberto de Carvalho. Juntos lançaram grandes sucessos da música brasileira, como: “Mania de Você”, “Lança Perfume” e “Baila Comigo”. O casal estava junto desde 1976 e teve três filhos.

Esse pequeno resumo mostra uma pequena parcela da  gigantesca colaboração da cantora para o cenário musical brasileiro. Seu legado é eterno. A artista marcou e influenciou gerações de admiradores e artistas, que foram inspirados por sua atitude irreverente e transgressora. Enquanto sua voz e suas letras ressoarem, a música de Rita Lee ainda fará muitas pessoas felizes.

Gostou? Compartilhe!
Bianca Miranda Soares

Desde que me entendo por gente, sempre amei ler e escrever, por isso me empolguei com a Folha Única, já que seria uma oportunidade de cultivar e praticar esses hábitos. Além da escrita e leitura, a música também ocupa grande parte do meu tempo livre, seja ouvindo minhas bandas favoritas, seja tocando violino. Também sou apaixonada por cinema e adoro passar horas assistindo filmes ou pesquisando sobre seus detalhes técnicos. No fim das contas, amo a arte e tudo aquilo que ela pode nos oferecer.

Share

Recent Posts

  • Único Educacional

Noite feliz para os fãs de Shawn Mendes

Noite feliz para os fãs de Shawn Mendes Reportagem por Maria Eduarda Abramides Publicado por…

3 dias ago
  • Resenha

Feios: um futuro não tão distante

O filme “Feios” é a nova adaptação da plataforma Netflix que se passa em um…

6 dias ago
  • Dissertação argumentativa

A fumaça no Brasil

As queimadas no Brasil têm gerado ampla discussão devido aos graves impactos ambientais e sociais,…

6 dias ago
  • Artigo de opinião

Além das Fronteiras: A Influência das Organizações Internacionais na Paz e no Desenvolvimento

As instituições globais desempenham um papel essencial em um cenário mundial multilateral, tornando mais fácil…

2 semanas ago
  • Único Educacional

Para além dos comitês

 Para além dos comitês Artigo de opinião por Isabela Sacramento em 19 de setembro de…

2 semanas ago
  • Reportagem

A Falta de Visibilidade das Paralipíadas

Os Jogos Paralímpicos começam em 28 de agosto, em Paris, com o Brasil enviando 254…

2 semanas ago

Utilizamos cookies

Entenda como utilizamos