Vestibular de direito
Notícia por Tatiana Gomes em 5 de setembro 2023
Publicado por Lívia Araújo
O vestibular de Direito costuma ser um dos mais concorridos em todas as universidades brasileiras, sejam elas públicas ou privadas. A graduação em Direito forma profissionais aptos para atuar diretamente na aplicação de leis e na garantia de direitos, atraindo interessados tanto pela sua tradição, quanto pela valorização do mercado de trabalho.
Entretanto, por ser uma das profissões mais concorridas, a chance de um indivíduo passar torna-se consideravelmente reduzida caso ele não tenha a preparação adequada em seus estudos. Logo, a fim de obter uma boa nota na prova e passar no concurso, o candidato deve focar principalmente na área de humanas, isso significa que nos vestibulares as disciplinas de humanas terão mais peso do que as disciplinas de exatas, visto que trabalhar com leis, por exemplo, exige um maior facilidade na área de humanas.
Assim como os demais vestibulares, o vestibular de Direito cobra os assuntos vistos durante o ensino médio. Então mesmo sendo um curso da área de humanas, é preciso estudar Matemática, Física, Biologia e outras disciplinas para ter um bom desempenho nas provas. No entanto, há muitos casos no qual a instituição de ensino pode exigir conhecimentos que vão além da grade disciplinar básica do ensino médio, como raciocínio lógico.
Em vestibulares que contam com uma segunda fase, também é comum que exijam dos candidatos repertórios mais especializados na área de conhecimento de Direito. Em muitos casos, são exigidos conhecimentos de disciplinas específicas como Sociologia, Filosofia e até mesmo Matemática. Além disso, há a redação, a qual pode significar a sua aprovação no vestibular.