Notícia por Beatriz Gonçalves em 16 de março de 2024
Publicado por Lívia Araújo
Comitê: Rússia x Ucrânia 1
A quarta sessão foi inaugurada com mísseis russos atingindo o território Polonês, ocasionando a morte de civis e militares. Pouco depois, a nação Polonesa acionou a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que mobilizou seus exércitos. Ademais, os Estados Unidos se prontificou a uma rápida resposta militar contra as forças russas e aplicar sanções econômicas. Entretanto, a nação chinesa se recusou a manter relações com a Rússia e pede averiguação.
Após o estabelecimento da lista de oradores, a delegação da Ucrânia expôs que uma proposta de resolução já está sendo redigida. Na sequência, foi iniciado um novo debate não moderado após uma moção, no qual a delegação da África do Sul aponta que o ocorrido deve ser julgado no tribunal penal internacional, apesar disso, a delegação japonesa expõe que discorda do posicionamento, indicando que para melhor resolução da crise deve haver uma solução imediata. Diante do exposto, a delegação russa aproveitou a ocasião para esclarecer que seus mísseis foram hackeados.
A proposta de resolução estabelece a indenização da Rússia para a Polônia, a fim de sanar os danos causados, enviar tropas de países membros da OTAN para as fronteiras da Polônia e exigir o retratamento público russo. Perante o exposto, a delegação russa declarou que irá retirar as tropas da fronteira da Polônia caso haja segurança que a Rússia não será atacada pela OTAN.
A frase de Baltasar gracián “Não se deve confundir os fins com os meios e muito menos prejudicar o fim com um manejo imprudente do meio” é concomitante com a postura dos delegados, que não se deixaram levar pela situação assustadora ocorrida na Polônia, e caminharam para uma excelente resolução e prudente da crise. Mais do que vencer ou estar certo em uma situação ardilosa o que se torna mais evidente é a necessidade do conhecimento de sua nação e do posicionamento das demais para assim caminhar de maneira intelectual e diplomática a uma solução, o que ocorreu de maneira esplendorosa no comitê, a proposta foi aprovada e a paz retomada nas nações.
Pressão e Perfeição: A crítica à obsessão estética em A SubstânciaResenha por Maria Clara Machado…
Ciclone extratropical chega ao Brasil com alto risco de tempestadesNotícia por Tatiane Gomes em 31…
Mulherzinhas: um retrato força femininaResenha por Sara Eduardo em 31 de outubro de 2024 Publicado…
Victoria Secrets Fashion Show 2024Reportagem por Letícia Cerqueira em 18 de outubro de 2024 Publicado…
Caso Diddy: entenda tudo que envolve a prisão do rapper americano.Reportagem por Bernardo Versiani em…
As melhores de 2024 (até agora)Resenha por Isadora Macário em 24 de outubro de 2024…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos