Clima acalorado no comitê e organização do debate
Notícia por Bernardo Versiani em 15 de março de 2024
Publicado por Amanda Velasco
O comitê começou a discutir a outra ordem de guerra; os redatores ficaram no meio dos delegados. Em meio à discussão, a inteligência americana (CIA) deu informações ao comitê de que aeronaves soviéticas e chinesas estavam se aproximando das tropas americanas pelo norte. Com isso, o comitê adotou uma nova postura, que consistia em atacar Phnom Penh (cidade do Vietnã do Norte) e, ao mesmo tempo, evitar o contato direto com a União Soviética e com a China, para evitar uma possível guerra nuclear, o que faria com que os EUA perdessem a popularidade, pois muitos soldados americanos iriam morrer. O presidente do Vietnã do Sul sugeriu duas estratégias: uma consistia no ataque aéreo em Phnom Penh e outra em produzir narrativas que fariam com que toda a população ficasse contra o Vietnã do Norte.
A ordem de guerra foi enviada e a decisão foi atacar regiões próximas à Phnom Penh para abrir espaço e facilitar o acesso à cidade. Depois disso, dois meios de transporte marítimo foram identificados perto das tropas americanas, porém os EUA decidiram não atacar, pois havia a possibilidade de ser um civil ou um aliado. O comandante da Marinha americana enviou uma ordem de guerra para constatar a origem desse objeto. Entretanto, essa dúvida criou um clima de euforia no comitê, muitas reuniões privadas começaram a ocorrer, o que causou dúvidas nos representantes. Logo após essa confusão, outra ordem de guerra foi enviada, ordenando o envio de paraquedistas para Phnom Penh para atacar diretamente.
Mais informações chegaram: havia bases militares chinesas na Turquia, a banda mais popular do mundo, The Beatles, se opôs à guerra e o vocalista John Lennon foi brutalmente assassinado. Além disso, civis e diplomatas estão mantidos em cativeiro. Ou seja, a popularidade dos EUA diminuiu drasticamente. Em seguida, os delegados decidiram maneiras de pacificar e organizar o debate de amanhã.