A posição dos EUA na guerra de Israel
Notícia por Enzo Araújo em 16 de março de 2024
Publicado por Lívia Araújo
Discussão acerca do conflitos entre Estados Unidos e União Soviética
A sessão inicia-se com críticas da Tchecoslováquia em relação ao posicionamento dos Estados Unidos quanto a Israel, uma vez que os EUA alegam passividade no conflito, entretanto, fornecem armamento para o Estado Israelita. Além disso, a Dinamarca acusa Israel de não respeitar as fronteiras pré-estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) ao invadir o território árabe. A China com apoio do Egito, afirma que o lucro dos Estado Unidos com a guerra demonstra o interesse exclusivamente econômico do país, ignorando os fatores sociais inclusos no conflito.
O delegado da União Soviética acusa Israel de ser “fantoche” dos Estados Unidos e Israel rebate apontando a hipocrisia da fala da URSS, tendo em vista que esta tem pontos de controle no Oriente Médio, e declaram acreditar que os árabes são “marionetes da União Soviética”, pois quem iniciou as primeiras guerras foram os Árabes.
Os Estados Unidos são duramente criticados por países como Egito e Síria, acusados de financiar a guerra ao vender armamento a Israel.