Debates econômicos no gabinete da Guerra do Vietnã
Notícia por Enzo Araujo em 16 de março de 2024
Publicado por Amanda Velasco
Após o fim do conflito direto no Vietnã, a moeda dos Estados Unidos (EUA) passou a desvalorizar drasticamente, causando uma hiperinflação. Esse fator se deu devido ao baixo investimento dos Estados Unidos em indústrias e ao alto número de vidas perdidas durante a guerra. Apesar disso, os americanos fortaleceram suas ligações diplomáticas com a China ao deixarem de reconhecer Taiwan como país, o que fez a China retirar seu armamento de Cuba.
Ocorreram discussões sobre as propostas para resolver as questões econômicas, entre elas: criar uma nova moeda ou moeda de transição, queima do papel-moeda, aumentos dos impostos, e criação de programas de incentivo industrial. Os delegados estudaram uma forma capitalista e eficiente de resolver a situação.
Após muito debate, ficou decidido que o dólar não receberá manutenção alguma e será substituído por uma nova moeda, baseada no ouro, chamada Ford. Para mudar a moeda para “Ford”, usarão a libra como meio de transição. Ademais, queimarão papel-moeda para diminuir a quantidade de dinheiro no mercado. Haverá também um acréscimo no valor dos impostos para empresas internacionais, enquanto para as nacionais, um decréscimo.