O que aconteceu na quarta sessão no comitê da CNSU?
Notícia por Larissa Andreia Anicio Viana em 16 de Março de 2024
Publicado por Maria Clara Müller
Comitê: Israel 1
A quarta sessão começou com a Palestina colocando em pauta a questão social da segurança do povo palestino, definindo Israel como um povo terrorista. Em seguida, a Síria expôs sua opinião de concordância e acrescentou que é a favor do cessar-fogo. Além disso, os Estados Unidos(EUA) ressaltaram a defesa sobre Israel, e criticaram a Rússia e a Síria por colocarem o seu país como opressor.
Após isso, foi apresentado no comitê um documento de trabalho que estabelece a criação de corredores humanitários entre a faixa de Gaza e a República Árabe do Egito, visando a movimentação dos civis de acordo com a necessidade de definir o fim do bloqueio militar nessa fronteira.
Em seguida, o Brasil afirmou que o grupo Hamas está virando um exército da Palestina, e eles teriam supervisão de proteção em relação a Israel. Logo após, o delegado de Israel mostrou indignação pois achou um absurdo a afirmação do Brasil. Diante da situação, a Palestina se posicionou buscando resolver a questão a respeito de seu território, afirmando que é importante que o resto do comitê leve em consideração o Conselho de Segurança da Palestina. Tendo em vista que ao final da sessão não foi estabelecida uma resolução, o comitê foi adiado para a quinta sessão.