Ucrânia movimenta negociações a entrada na Otan, Rússia responde

Notícia por Rafael Kenji e Rafael Braga em 16 de março de 2024


Publicado por Analice De Geraldo

Comitê: CSNU- Ucrânia e Rússia

Conflitos na Ucrânia continuam e países presentes na Organização das Nações Unidas estão longe de tratarem o fim da guerra.

Com o decorrer da reunião sobre a tentativa de resolução, foi feita uma série de ameaças acerca da entrada da Ucrânia na OTAN, desse modo o debate se esquenta e são feitos questionamentos da necessidade, tendo a reprovação da Rússia, que deixou claro que se terá uma repressão se tiver uma adesão por completo.

Nesse contexto, a Ucrânia continua na busca por uma solução que garante a defesa integral de seus territórios e não manifesta nenhum regresso em relação à sua postura determinada e resiliente diante do conflito. Mesmo com diversos aliados ao redor de todo o mundo, incluindo o Reino Unido que aproveitou da situação para reforçar sua aliança, não estabeleceram um acordo.

Similar a conflitos que se tangenciam pelo mundo, o conflito da Ucrânia e Rússia revelam problemas acerca da ordem bipolar que assim ocorria na Guerra Fria. Eventos como Insurreição Húngara e Primavera de Praga, a Ucrânia tenta se reafirmar como nação em busca de aliança com países de caráter capitalista, sendo uma manobra ousada visto o meio.

Portanto, de modo com que as delegações que possuem lados mais definidos têm se portado, países neutros questionam sobre a necessidade e o custo dessa decisão, e paira-se a angústia de mais uma sessão finalizada sem uma resolução clara e definida.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo