Crise no Senado em meio a projeto de lei sobre o exército
Publicado por Maria Clara Vidal
Iniciou-se a sessão com o Projeto de lei do PSOL(Partido Socialismo e Liberdade), que visa cortar o vencimento mensal do salário dos oficiais do exército para o investimento na poupança nacional, sendo este uma parte do salário dos oficiais. Em meio a intensas discussões, políticos de direita reforçaram a importancia do exercito brasileiro para a segurança nacional.
Os delegados de esquerda argumentaram que o exército brasileiro atualmente “só serve para pintar o meio fio”, além disso, afirmaram que os oficiais são golpistas. Ademais, após uma sobreposição na fala de deputados, dois delegados foram censurados, entretanto, em forma de protesto, a delegada do PT ficou 5 minutos em silêncio junto com a bancada de esquerda que ficou de pé com o punho cerrado. Logo, ao final dos 5 minutos, os senadores protestantes bateram palmas.
Assim, após outros discursos impactantes de ambos os lados, chegou ao fim das oratórias. Por meio de votação, o relatório foi negado e o projeto de lei aprovado. Isso deixou alguns delegados, que estavam contra o projeto, enfurecidos.