Notícia por Sara Eduardo em 5 de junho de 2024
Publicado por Lívia Araújo
Com o fechamento para reforma do Cine Brasília, um grupo realiza exibições gratuitas do lado de fora do edifício. O Cine Brasília, fundado em 22 de abril de 1960, é o primeiro cinema de rua de Brasília e é um marco na cultura brasileira, ainda frequentado hoje em dia por diversos “cinéfilos” que gostam de um bom e acessível filme. Atualmente, o local encontra-se fechado por tempo indeterminado para realização de obras e, como forma de protesto, o grupo “ No Olho da Rua” exibe gratuitamente longas-metragens do lado de fora do prédio.
Como dito anteriormente, o Cine Brasília é um marco na cultura brasileira e, para muitos, representa a resistência do cinema de rua brasileiro em frente aos fechamentos de diversos outros centros de exibição. Porém, com o encerramento das atividades por temporada incerta, muitos amantes da chamada “sétima arte” se encontram angustiados, já que o fechamento de outros centros culturais no Brasil foi anunciado da mesma forma, “uma pausa nas atividades” – como o Teatro Nacional Cláudio Santoro, também em Brasília.
Nesse contexto, o projeto “No Olho da Rua” mostra-se como uma manifestação pacífica contra as ações de interrupção de exibições no Cine Brasília. A proposta consiste na exibição de apenas filmes nacionais, curtas e longa-metragens, com o intuito de espalhar o cinema brasileiro e motivar a luta pela cultura cinematográfica do país. O grupo vem organizando os encontros para as exibições do lado de fora do prédio fechado, e o público vem aumentando gradativamente, mostrando o interesse do povo brasiliense pelo cinema nacional.
Em suma, é inegável a maneira como o cinema enriquece e diversifica a cultura, e as produções audiovisuais feitas no próprio país, mais ainda. Assim, com o fechamento provisório e indeterminado do Cine Brasília, o projeto “No Olho da Rua” apresenta-se como uma forma alternativa de entretenimento, protesto e divulgação da cultura cinematográfica brasileira. Para mais informações, acesse @cinemanoolhodarua.
A tecnologia está ficando sem limites Divulgação científica por Isabela Resende Publicado por Giovanna Bernardes…
Amor na sociedade contemporânea, as relações líquidas em meio a um amor sagrado
A crônica relata a experiência de uma criança ao descobrir as normas de vestuário que…
Cores do AmanhãPoema por Bárbara Cunha em 10 de outubro de 2024 Publicado por João…
Manual de Sobrevivência para o Último Ano Escolar (Com Dicas Não Tão Óbvias)Crônica por Bárbara…
Conhece-te a ti mesmoDissertação por Lorena Durans em 29 de setembro de 2024 Publicado por…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos