Notícia por Bárbara Cunha Ferreira em 26 de maio de 2024
Publicado por Lívia Araújo
São poucas as ocasiões que motivam um aluno a dedicar seu domingo a uma atividade escolar, mas poucas causas são mais justificáveis do que o cuidado com animais. No domingo, dia 26 de maio, os estudantes do Colégio Único Educacional visitaram o Abrigo Flora e Fauna no Gama, um local dedicado ao resgate e à reabilitação de cães e gatos. A visita, organizada pelo Unidos, teve como objetivo arrecadar suprimentos em auxílio do abrigo que sobrevive somente de doações.
Logo ao chegar, fomos recebidos calorosamente pelos funcionários do abrigo, que, naquele dia, estavam comemorando 19 anos desde sua fundação. Assim, foram apresentadas a história e a missão da instituição. O Abrigo Flora e Fauna, fundado em 2005, já resgatou e encontrou novos lares para inúmeros animais.
Durante a visita, os alunos interagiram com os animais, conhecendo de perto suas histórias e personalidades. Houve momentos de muita alegria e emoção ao brincar e dar banho nos cães e gatos, os quais responderam com carinho e gratidão. Muitos dos animais foram vítimas de maus-tratos ou simplesmente abandonados por pessoas que “não têm tempo para cuidar”, demonstrando uma grande falta de responsabilidade, já que, ao adotar um animal, deve-se compreender a importância de promover uma boa qualidade de vida ao pequeno (ou grandão), pois eles passam a ser um integrante familiar e um melhor amigo com amor incondicional.
Além do contato direto com os animais, tivemos uma palestra sobre a importância da adoção consciente e os cuidados necessários para garantir uma vida saudável e feliz aos pets. Os funcionários do abrigo destacaram a necessidade de combater o abandono e incentivaram a prática da castração de cachorros e gatos para diminuir o número de animais abandonados devido à incapacidade de cuidar dos filhotes.
Para encerrar a visita, o grupo participou de uma atividade prática, ajudando a dar banho nos cachorros. Foi uma forma de retribuir um pouco do carinho que recebemos durante toda a manhã.
Lembrando que o abrigo sobrevive apenas de doações, já que não recebe auxílio do governo e não possui condições para atender todas as denúncias de abandono de animais. Por isso, oferece diversos pontos de arrecadação, que podem ser informados no Instagram do abrigo.
A experiência no Abrigo Flora e Fauna marcou todos os participantes, e muitos alunos expressaram o desejo de levar os animais para casa. Sem dúvida, essa visita foi um passo importante na formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e empáticos. Foi possível perceber a importância de pequenas ações que podem transformar a vida dos animais. Além da adoção, há outras maneiras de apoiar abrigos como o Flora e Fauna através de doações e voluntariado, garantindo que eles continuem seu trabalho essencial de resgate e cuidado dos animais.”Bárbara Cunha Ferreira – Asa sul
A tecnologia está ficando sem limites Divulgação científica por Isabela Resende Publicado por Giovanna Bernardes…
Amor na sociedade contemporânea, as relações líquidas em meio a um amor sagrado
A crônica relata a experiência de uma criança ao descobrir as normas de vestuário que…
Cores do AmanhãPoema por Bárbara Cunha em 10 de outubro de 2024 Publicado por João…
Manual de Sobrevivência para o Último Ano Escolar (Com Dicas Não Tão Óbvias)Crônica por Bárbara…
Conhece-te a ti mesmoDissertação por Lorena Durans em 29 de setembro de 2024 Publicado por…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos