Caos ou Olimpíadas?

Notícia por Isabela Resende Rocha em 4 de setembro de 2024


Publicado por Ana Liz Fialho de Souza

Atleta Italiano dormindo na grama sobre uma toalha devido ao calor que fazia dentro da vila olímpica.
Atleta deitado sobre uma toalha em grama.

No ano de 2024, ocorreu uma das maiores competições do mundo, mas que, infelizmente, rendeu diversas críticas negativas pelo público , como a Vila Olímpica e o local onde os competidores de Triatlo iriam competir. Nesta última edição, as expectativas das Olimpíadas eram grandes por causa da localidade de acontecimento, na França, um dos países mais desenvolvidos, ricos e desejados de se conhecer.

Devido a vontade de fazer os alojamentos, as praças e o local da Vila Olímpica de forma ecológica, houveram muitas reclamações. Uma delas foi feita pelo atleta italiano Thomas Ceccon, medalhista de ouro na natação, que estava dormindo no chão da praça. Ele relatou que os alojamentos não tinham ar-condicionado e que, por não suportar o calor, estava naquela situação, Outra crítica à Vila foi a comida, fora anunciado que a alimentação seria feita por chefes michelins, todavia foram encontradas larvas nos alimentos e muitos atletas contaram que a comida era insuficiente e ruim.

Além disso, a competição mais cansativa, o Triatlo, sofria grandes questionamentos de onde ocorreria. A “fase” da natação pode ocorrer em rios, lagos ou no mar, no entanto, como Paris só possui o famoso Rio Sena, a prova aconteceu lá. Entretanto, existem grandes críticas a esse Rio, devido ao escoamento do esgoto e do lixo da cidade, sendo, assim, impróprio para qualquer atividade. Porém, a prefeita de Paris afirmou que o rio não era mais impróprio e, após uma série de protestos, mergulhou no rio, para comprovar sua saúde, fazendo com que o esporte continuasse sua programação de competir no Rio Sena. Contudo, após a competição alguns atletas passaram mal e foram internados com uma bactéria chamada Escherichia coli que é adquirida ao engolir água contaminada – ocorrência comum durante a competição. 

Em virtude de alguns outros fatos como assaltos, falta de água na Vila, má qualidade das medalhas, juízes comprados ou imparciais, a Olimpíada de 2024 deixou um dos marcos mais negativos de sua história.

Atleta vomitando em cima da logo das Olimpíadas de Paris em 2024.
Esportista vomitando na logo das olimpíadas de Paris.
Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo