Notícia

De um começo improdutivo a uma resolução diplomática

De um começo improdutivo a uma resolução diplomática

Notícia por Isadora Macário em 22 de março de 2025


Publicado por Giovanna Bernardes

Comitê: CSNU 2- Guerra do Vietnã

A última sessão trouxe as propostas finais dos delegados para a resolução do conflito. A proposta foi escrita em dezoito tópicos, que, em suma, estabeleceram a pacificação e desmilitarização da região, a criação de um corredor humanitário e a limitação do poder de influência dos Estados Unidos e da União Soviética sobre a região. Além disso, foram instituídas a investigação e punição de qualquer crime de guerra, a classificação do uso de armas químicas como crime de guerra, a convocação de um plebiscito acerca da reunificação do Vietnã, a garantia dos direitos humanos, a retirada das tropas soviéticas do território alemão e a ajuda monetária para a reconstrução do Vietnã. O documento tratou,portanto, de todos os tópicos citados ao longo das quatro sessões.

Entretanto, durante a conclusão do documento, os delegados voltaram a se desentender. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi acusada, pela delegação da República da Albânia, de apagar um tópico que garantia a tolerância religiosa. A potência negou veemente e mostrou-se ofendida pela situação. Ao discursar, a Albânia alegou que o tópico sobre perseguição religiosa era de suma importância e que não poderia ser negligenciado. Assim, a União Soviética propôs suspender a reunião para que o problema pudesse ser resolvido. Foi reescrita, então, a cláusula acerca da questão, mas durante a reformulação, o Reino Unido, os Estados Unidos e a União Soviética se retiraram afim de conversar a sós.

Ao decorrer da sessão, foi demonstrada a falta de atenção e a ignorância dos delegados ao debate, vez que a União Soviética teve de repetir seu discurso diversas vezes. A Alemanha se mostrou insatisfeita com a forma como o documento tratava do seu país, mas não contestou a falta da única pauta ausente no documento: o conflito alemão. As atitudes ignorantes dos delegados – como as da Alemanha, que se retirou da sala durante o debate – fizeram com que a dificuldade em encontrar soluções para a guerra perdurasse.

A proposta de resolução aparentou ser satisfatória para todos os envolvidos, e o final da sessão foi escasso de informações e de debates relevantes. Apesar das adversidades iniciais, observa-se o empenho dos delegados em superar suas ideologias e a negligência em prol da resolução diplomática para a guerra vietnamita.

Gostou? Compartilhe!
Share
Published by

Recent Posts

  • Único Educacional

Por que escolher o futuro dos jovens com base no passado?

Por que escolher o futuro dos jovens com base no passado? Notícia por Luíse Nogueira…

2 dias ago
  • dissertação

Destrói, mas às vezes ajuda a reconstruir

Destrói, mas às vezes ajuda a reconstruir Dissertação por Isabela Resende Rocha Publicado por Leon…

2 dias ago
  • Artigo de opinião

Concreto Sustentável: Construindo um Amanhã Verde

Concreto Sustentável: Construindo um Amanhã Verde Notícia por Maria Clara Machado Publicado por Maurício Sousa…

3 dias ago
  • resenha

Além do Oscar: A glória e a memória ainda estão aqui

Além do Oscar: A glória e a memória ainda estão aqui Resenha por Beatriz Gonçalves…

5 dias ago
  • Notícia

O Tratado de Paz e o Arquiduque encontrado em Xique-xique

O Tratado de Paz e o Arquiduque encontrado em Xique-xique Notícia por Maria Luísa Galdino…

1 semana ago
  • Notícia

Guerras e suas estratégias

Guerras e suas estratégias Notícia por Aimê Marques e Rafaela Parsons em 22 de Março…

1 semana ago

Utilizamos cookies

Entenda como utilizamos