A traição do Arquiduque e uma possível trégua
Notícia por Maria Luísa Galdino em 22 de março de 2025
Publicado por Luana Crespo

Durante o início da terceira sessão do Gabinete de Guerra da Aliança, que ocorreu nesse sábado (22), os participantes discutiram o redirecionamento das tropas de onde avançavam em direção a três pelotões inimigos em um ataque naval. Nesse mesmo contexto, o Gabinete de Guerra da Entente propôs uma reunião a respeito da possibilidade de um tratado de limitação bélica ser assinado. Novas Ordens de Guerra foram criadas e enviadas, dentre elas uma Ordem de Guerra Naval, uma em relação aos Estados Unidos da América, uma sobre o avião e uma Ordem Militar.
Tendo em vista a reunião a respeito do possível tratado, a Tríplice Aliança discutiu a proibição do uso de armamentos químicos e nucleares do Eixo, pois houve ataques nucleares contínuos direcionados a Berlim. O Eixo, no momento, planejava o desenvolvimento de uma bomba produzida a partir de gás mostarda, além do posicionamento de lança-chamas nas trincheiras do exército inimigo. Foi descoberto que o Arquiduque Francisco Ferdinando forjou a própria morte, em função de uma série de cartas enviadas à sua pessoa que tratavam sobre forças profundas que diminuíam seu poder. Tal descoberta deu origem a um novo arranjo denominado Aliança Global da Nova Democracia.
Devido a essa traição ao império, o Arquiduque conseguiu unir forças dos países oprimidos pela guerra, entre eles a Argentina, e criou um terceiro lado na Grande Guerra. Nesse contexto, fizeram-se viáveis a proposta de um armistício com essa nova aliança e a assinatura do tratado feito anteriormente pelo Gabinete de Guerra da Entente. O ataque naval realizado não resultou, a princípio, em avanço algum, em virtude do posicionamento das tropas dos países aliados, que não favoreceram a vitória ou a derrota do Eixo nessa investida.
O Gabinete de Guerra idealizou respostas à Nova Democracia, como o posicionamento de espiões nessa nova frente e o planejamento do assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando. Além disso, considerou colocar um esquadrão de elite nesses fronts, formar novas alianças e oferecer recompensas a quem eliminasse o antigo Arquiduque. Em suma, criou-se outra Ordem de Guerra para tratar essa nova crise: o terceiro lado da guerra composto pelos países oprimidos.