O Tratado de Paz e o Arquiduque encontrado em Xique-xique
Notícia por Maria Luísa Galdino em 22 de Março de 2025
Publicado por Laís Guimarães

Comitê Gabinete de Guerra (Aliança)
Logo no início da quinta sessão, o Gabinete de Guerra da Entente redefiniu suas exigências para o tratado de paz apresentado na quarta sessão. O tratado retificado incluía condições como a soberania territorial abrangendo os países da Entente e da Aliança, o rearranjo da partilha do Continente Africano e a reformulação do Pacto de Bruxelas quanto ao uso de armas nucleares. O novo tratado foi aprovado unanimamente pelos delegados.
Por conseguinte, uma nova Ordem de Guerra começou a ser escrita acerca do posicionamento de tropas na cidade de Viena para deter os pelotões pertencentes ao exército do Arquiduque Ferdinando juntamente a outra Ordem de Guerra formulada pelo gabinete dos Aliados. Diante desse cenário, a Tríplice Aliança decidiu dividir suas tropas e as da Entente, localizadas ao Sul e ao Norte de Viena. Enquanto o Gabinete de Guerra da Aliança ficou encarregado de liderar suas tropas no Sul da cidade, o Gabinete de Guerra da Entente ficou responsável por liderar suas tropas no Norte, ambos os lados se comunicavam por meio de um rádio para facilitar o compartilhamento de informações.
Durante o planejamento da Ordem de Guerra que visava ao ataque em Viena, foi revelado que o Arquiduque havia sido localizado no Brasil, na cidade de Xique-xique, na Bahia. Os Aliados começaram a escrever um acordo sigiloso com o Brasil cujo objetivo seria a captura do Francisco Ferdinando.
Por fim, o resultado foi divulgado na cerimônia de encerramento da simulação. Graças a um espião enviado ao Brasil, o Arquiduque foi eliminado e a Tríplice Aliança, com a Tríplice Entente, foi vitoriosa sobre a Nova Ordem Mundial da Democracia. Como a Alemanha e a Áustria nunca foram punidas pela Primeira Guerra Mundial, a Segunda Grande Guerra foi evitada e, por extensão, os Estados Unidos nunca se consolidaram como uma potência, o que fez da Hungria a atual potência bélica.