Fuga ao tema do comitê gera discussão entre nações que tratam sobre a exploração no Ártico

Notícia por Rafael Braga em 21 de março de 2025


Publicado por Luana Crespo

Nesta sexta-feira (21 de março) ocorreu a segunda sessão da Simulação da ONU. O comitê que trata a respeito das explorações no Ártico foi marcado por grandes discussões a respeito dessa problemática que, inclusive, culminou em fuga ao tema da pauta ambiental. Com grande desgaste, as nações debatem propostas sustentáveis e adiantam a agenda econômica.

Alguns países afirmam que a economia russa baseia-se, principalmente, na produção petrolífera, o que contradiz a agenda ambiental da mesma que, em debate, afirmou buscar alternativas sustentáveis. Em resposta, a delegação da Rússia ressalta que debates agressivos como este não rendem uma conclusão plausível, reiterando a hipocrisia por parte das nações que a acusaram, cujas propostas econômicas também agem da mesma maneira.

A Itália, em complemento à discussão, ironiza o posicionamento russo enquanto reforça o baixo investimento da mesma em energias renováveis. Em contrapartida, as delegações orientais exigem o adiamento da pauta econômica para tratar, no momento da sessão, apenas da questão ambientalista.

Diante desse cenário, a Arábia Saudita, apesar de se preocupar apenas com os próprios interesses, se manifesta, por exemplo, a favor de uma transição energética global, a fim de reduzir a exploração petrolífera no Ártico, mesmo que para isso seja necessário diferentes esforços entre as nações. Já os Emirados Árabes Unidos, em seu depoimento, propõem uma alternativa para os impactos ambientais da região, como o Direct Air Capture (DAC) que remove CO2 da atmosfera.

Portanto, nessa sessão as nações começam a alinhar os interesses a fim de encontrar alternativas sustentáveis para a exploração no Ártico. Embora marcado por conflitos, é notório que os posicionamentos diversos buscam adoção de combustíveis que emitem menos gás carbônico e máquinas de quebra-gelo nuclear. Ademais, a sessão não foi capaz de concluir o primeiro tópico que trata sobre a questão ambiental, sendo, este, adiado para a próxima sessão.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo