A pandemia mundial impactou a vida de milhares de pessoas, transformando o mundo de várias maneiras, tais como mudanças de costumes, vestimentas, modo de trabalho e, principalmente, o jeito de se relacionar. Sob esse viés, os seres humanos precisaram se adaptar a uma nova realidade: a virtual. Consequentemente, as adesões das redes sociais cresceram, assim como o número de indivíduos que se tornaram influencers digitais e criadores de conteúdo, que compartilhando suas rotinas, gostos e postagens criativas, acumularam milhares de seguidores.
Em primeiro plano, o Tik Tok, aplicativo de mídia social para criar e compartilhar vídeos, criado pela empresa chinesa Bytedance, startup mais valiosa do mundo, foi uma das redes sociais que mais cresceram durante a pandemia, alcançando 2 bilhões de downloads e 800 milhões de perfis ativos, tornou-se o segundo programa mais baixado na internet. Seu sucesso foi atribuído a diversos fatores, como seus recursos, efeitos e trilhas sonoras, pelo seu algoritmo, que personaliza o conteúdo a ser entregue para cada usuário de acordo com seus interesses e pela monetização dos vídeos produzidos. Ademais, o grande número de acessos atraiu grandes empresas e patrocinadores, uma vez que famosos também passaram a usar a rede social, como o ator americano Will Smith.
Com isso, nesse momento de isolamento, o aplicativo gera entretenimento para milhões de pessoas, já que os criadores digitais podem produzir conteúdo dentro de suas casas, conscientizando positivamente os usuários a permanecerem em seus lares. Além disso, o processo criativo possui um período maior, já que as pessoas não estão saindo de suas residências, sobrando tempo livre para pensar em ideias inovadoras e gravar vídeos.
Em segundo plano, o Tik Tok ainda possibilita que artistas e músicos desconhecidos promovam suas habilidades e técnicas artísticas por meio dos vídeos e lives na plataforma. Atualmente, diversos talentos foram encontrados, como o músico Cauê Gantus, que se mostrou um baterista fantástico, e o desenhista Brenno Rigazzo, que faz vários desafios de desenho e pintura.
Por outra perspectiva, os internautas consideram o Tik Tok como uma rede social onde as pessoas não têm medo de serem elas mesmas, um lugar seguro. Desta maneira, o aplicativo traz uma maior inclusão social, tendo abraçado diversas causas e abordado diferentes realidades, como a dos PCDs, pessoas com deficiência, como a mineira Lorrane Silva, mais conhecida pelo seu usuário na rede @_pequenalo, que alcançou milhares de seguidores na plataforma. A tiktoker posta vídeos engraçados e divertidos, demonstrando ser bem humorada e alegre.
O aplicativo ainda conta com um amplo conteúdo educativo, como lives de aulas de várias matérias, resolução de exercícios para vestibular, vídeos para treinar inglês e aumentar o vocabulário, dicas de como fazer redações e muito mais. Assim, a rede social tem auxiliado milhares de estudantes, que devido a pandemia e a falta de aulas presenciais, se encontram em dificuldade de concentração e baixa motivação para estudar e, por meio desses conteúdos na plataforma, encontraram uma maneira para aprender. Portanto, a rede social proporciona uma maior inclusão nos estudos, por meio de vídeos com diferentes metodologias e formas. Alguns usuários que trazem essas temáticas são o professor Alexandre Domingues, que tira dúvidas de Português, o professor Mr. Diego Santana, que traz várias dicas de inglês e o perfil Microscópio e Ciência, apresentando a visão de diversos objetos através da lente do microscópio.