Na virada do Século IX para o Século XX, houve muita pesquisa, por parte de aeronautas bem reconhecidos na América e na Europa, objetivando a criação de uma máquina voadora motorizada, capaz de controlar seus movimentos e mais pesada que o ar. Dentro desse molde de metas, tivemos diversos engenhos, falhos e certeiros, de diferentes inventores. Os mais famosos são o Flyer dos Irmãos Wright e o 14-BIS de Santos Dumont, os quais, até hoje, são os principais alvos da pergunta “Que máquina representa a invenção do avião?”. E, claro, também surge “Quem inventou o avião?”. eu te respondo : há divergências dependendo de alguns parâmetros.
Alberto Santos Dumont, filho de um dos maiores cafeicultores do Brasil e construtor de ferrovias, Henrique Dumont, aprendeu cedo a reparar aparatos mecânicos da fazenda e sobre o sistema de funcionamento dos trens. Em 1892, viajou para França a fim de aprender física e mecânica. Em 1897,voltou para Paris independente e herdeiro de uma grande fortuna. No mesmo ano, já aficionado por balões, pilotou um e, em 1898, construiu seu balão nº 1, chamando-o de “Brasil”. Após muitas tentativas, conseguiu com o nº 6 completar o trajeto do prêmio Deutsch, ida e volta do Parc de Saint-Cloud até a Torre Eiffel, contornando-a, em menos de meia hora, sendo também condecorado como o inventor do dirigível.
Depois do nº 6, Santos Dumont teve outros balões projetados, como o nº 7, feito para corridas, o nº 9, para passeio, o nº 10, para o transporte de pessoas e o nº 13, projetado para ficar semanas na atmosfera. Toda essa experiência culminou na criação do avião 14-bis, o qual, nos primeiros testes, tinha o balão do nº 14 acoplado, que mais tarde seria substituído por cabo de aço, conferindo estabilidade e maior controle, além de ter adicionado um motor modificado pelo aeronauta, duplicando sua potência. Dumont conseguiu levantar voo e, no mesmo ano, comprovou sua conquista no concurso do Aeroclube da França em 12 de novembro de 1906, sendo o 1º voo oficial de um aeroplano mais pesado que o ar, a 6 metros de altura por 220 metros.
Mudando o cenário para o Centro-Oeste dos Estados Unidos, mais especificamente para o estado de Ohio, encontramos Orville e Wilbur Wright. Dois irmãos, filhos do bispo da Igreja da irmandade de Cristo, Milton Wright, que desde cedo eram apaixonados por mecânica e que mais tarde viriam a trabalhar na confecção do Flyer. O invento de 274 kg consistia em um planador modificado com um leme controlador do arqueamento das asas, um motor similar aos de carros da época e um sistema de hélices acionadas por correntes e engrenagens semelhantes aos de bicicletas. Eles confeccionaram um sistema de trilhos que, junto com o vento ideal, possibilitava a máquina criar um impulso inicial a fim de catapultar o avião e fazê-lo voar. Os irmãos conseguiram tal feito em 11 de dezembro de 1903, 3 anos antes de Santos Dumont, com poucas testemunhas.
Então já temos uma resposta, certo? Não exatamente.
Ambos trabalharam em seus projetos com suas próprias ideias e pesquisas. Além disso,vamos desconsiderar todo o avanço e pesquisa feita por todos os aeronautas que não criaram o primeiro avião? Claro que não. Diversas pessoas pelo mundo estavam pesquisando uma máquina voadora na virada do século como George Cayley, Otto Lilienthal e Gustave Whitehead. Esse último inclusive criou um planador bimotor, um motor para as hélices e o outro para as rodas, em 1901, 2 anos antes dos Irmãos Wright. Réplicas do final do Século XX voaram por mais de 100 metros, ou seja, ele não conseguiu reconhecimento como pai da aviação por simplesmente ter voado primeiro. Provavelmente foi desacreditado por não ter comprovado oficialmente, diferente dos Wright e Dumont. Apesar de os testes dos irmãos terem sido feitos com poucas provas oculares, em 1905 eles repetiram o feito para uma plateia com o Flyer 3 e o Santos Dumont demonstrou suas habilidades com o 14-bis na competição do Aeroclube da França.
Outra polêmica é o uso de trilhos e a necessidade de condições perfeitas do vento para o Flyer dos irmãos Wright, enquanto o 14-bis conseguia voar com a força motriz de seu motor e impulso próprio.
Fato é: ambos contribuíram para a evolução da aviação. Os Irmãos Wright construíram hélices com uma maior eficiência e conseguiram controlar o avião em três eixos. Santos Dumont, por outro lado, publicava todos os seus estudos e testes para revisão de outros pesquisadores e inventores. No final das contas, ambos tiveram suas invenções e contribuições e, por isso, são ambos bem conhecidos aeronautas da história.
Outro fato interessante : Santos Dumont não inventou o relógio de pulso.
FONTES
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