Reportagem

A importância de uma boa rotina no seu dia a dia.

A importância de uma boa rotina no seu dia a dia

Reportagem por Maria Clara Avelino Ferrarez em 29/10/2021

 Na teoria, rotina é uma sequência de ações realizadas da mesma forma todos os dias. Muitas pessoas podem não gostar da ideia de se ter uma rotina por pensar que é algo muito monótono e quadrado, porém, uma rotina realmente eficiente vai muito além disso. A rotina não tem a ver com monotonia e sim com comportamentos benéficos que viram hábitos. Ter uma rotina pode te ajudar muito a ter dias mais produtivos e organizados, já que nos previnem de ter que tomar diversas decisões irrelevantes diariamente, dando espaço para as que, de fato, são necessárias. A rotina deve se adaptar às suas necessidades e à sua realidade para realmente trazer resultados benéficos e é consequência de dedicação e persistência. Por isso, encontre atividades que te beneficiam no dia a dia e faça com que elas se tornem hábitos.

Para começar a montar uma rotina que se encaixe na sua vida, coloque objetivos simples e realistas. Um erro que a maioria das pessoas cometem na hora de organizar as atividades do dia é começar com metas extremamente altas e vagas. Se os seus objetivos não se encaixarem na sua realidade, a chance de dar certo é muito baixa e você acabará frustrado. Por isso, comece com atitudes simples que causarão um grande impacto, como definir um horário para dormir. Ter um sono regulado faz toda a diferença no seu dia a dia, pois não existe alta performance sem o descanso adequado. 

A privação do sono é um dos principais gatilhos para alteração de humor e estresse. Por isso, evite tirar cochilos durante o dia por mais de 40 minutos, evite o consumo de cafeína a partir do fim da tarde e tente ter um sono de, no mínimo, 6 horas por dia. Este é um exemplo de uma tarefa simples que terá grande impacto no seu dia a dia, pois uma boa noite de sono influencia diretamente no seu rendimento. 

          Outro hábito de extrema relevância e que muitas pessoas não prestam atenção, é melhorar o seu autocuidado. Ele está diretamente ligado com a sua confiança e com como você está se sentido. Pequenas atitudes como lavar o rosto de manhã podem fazer toda a diferença. De acordo com o dermatologista e psicólogo clínico Richard G. Fried: pele inflamada, queda de cabelo e até mesmo unhas quebradiças podem ser manifestações físicas do seu estado mental. Essas mudanças físicas indesejadas podem ter um impacto negativo em como você se sente, o que pode acabar criando um ciclo vicioso. Por isso, cuidar da sua confiança e da sua mente é fundamental.

         Em vez de querer organizar toda a sua casa de uma vez, estabeleça a meta de organizar o espaço que você usa por pelo menos 10 minutos ao dia, para que a bagunça não se acumule. Essa atividade não precisa ser chata e cansativa, você pode fazê-la enquanto escuta música, ouve um podcast ou, até mesmo, um audiobook. Apenas garanta que você inclua isso no seu dia a dia para que não vire uma tarefa maçante e entediante.

         Por fim, tente identificar as atividades que efetivamente te trazem resultados a longo prazo. Muitas vezes ficamos presos a uma lista enorme de coisas para fazer todos os dias, mas apenas uma parte muito pequena daquilo é realmente importante. Ao identificar as tarefas que precisam de mais atenção, você pode eliminar as que apenas te fazem perder tempo e não te trarão resultados. Isso fará com o que seu dia flua muito mais tranquilamente e seja mais produtivo.

        A produtividade, inclusive, é uma coisa muito relativa. Em teoria, ser produtivo é realizar atividades que te trarão algum resultado em algum momento. Porém, não podemos entender a produtividade como uma coisa complexa e elaborada. Ser produtivo não é estudar 10 horas por dia. Todas as atividades simples citadas acima são exemplos de atividades profícuas. Se ficarmos com a ideia de que um dia produtivo é um dia em que você conseguiu realizar diversas atividades diferentes, você se tornará dependente disso e só estará satisfeito se realizar múltiplas tarefas diferentes. 

Fonte: Pinterest

         Com o tempo, essa produtividade tóxica vai acabar te desconectando do real valor que as suas ações têm. Se em certo dia você conseguiu realizar apenas tarefas básicas, esse também pode ser um dia produtivo. A diferença é que alguns dias serão mais produtivos e outros menos. Nós apenas não podemos nos cobrar a fazer mais do que nosso corpo e mente nos permitem.

           Com isso, podemos concluir que ter uma rotina adequada e organizada pode ser um divisor de águas. Leve o tempo que precisar para descobrir as atividades que funcionam melhor para você e que se encaixam na sua realidade. A rotina tem o intuito de ajudar e organizar, e não de te deixar sobrecarregado. Tenha certeza de que as atividades incluídas em sua rotina te trarão benefícios e conquistas futuras e não se prenda em tarefas que não te dão resultados a longo prazo.

Gostou? Compartilhe!
Share

Recent Posts

  • Artigo de opinião

Além das Fronteiras: A Influência das Organizações Internacionais na Paz e no Desenvolvimento

As instituições globais desempenham um papel essencial em um cenário mundial multilateral, tornando mais fácil…

6 dias ago
  • Único Educacional

Para além dos comitês

 Para além dos comitês Artigo de opinião por Isabela Sacramento em 19 de setembro de…

6 dias ago
  • Reportagem

A Falta de Visibilidade das Paralipíadas

Os Jogos Paralímpicos começam em 28 de agosto, em Paris, com o Brasil enviando 254…

6 dias ago
  • Único Educacional

Jogos vorazes: uma distopia não tão distante

 Jogos vorazes, originalmente uma trilogia literária escrita por Suzanne Collins, é uma distopia que se…

1 semana ago
  • Notícia

Origem do surgimento da fumaça no Distrito Federal

Origem do surgimento da fumaça no Distrito FederalNotícia por Tatiane Gomes em 11 de setembro…

1 semana ago
  • Único Educacional

Socorro, eu não sei o que fazer!

Socorro, eu não sei o que fazer!Reportagem por Isadora Macário em 10 de setembro de…

1 semana ago

Utilizamos cookies

Entenda como utilizamos