Greta Thunberg é uma ativista ambiental sueca, que impressionou o mundo ao se manifestar a favor de mudanças ambientais. A partir dela que foi criado o termo “Fridays for future”, em português “sextas pelo futuro”, também conhecido como “Juventude pelo clima”. Este termo teve origem através do hábito de Greta de ir toda sexta para frente do parlamento sueco protestar contra a falta de ações relacionadas ao combate à crise climática, o que influenciou muitos jovens a fazerem o mesmo.
No vídeo “Pela natureza”, lançado em parceria com a ONG Mercy For Animals, a jovem ativista comenta sobre a relação entre saúde, comida, biodiversidade, clima e animais. Segundo Greta, a sociedade e o relacionamento com a natureza está cada vez mais agressivo e descuidado devido ao desmatamento das florestas e também a criação de animais para alimentação. Com isso, o descuido com a alimentação animal, a geração de doenças e, consequentemente, de pandemias é cada vez mais provável de acontecer, além de mudanças significativas no clima do mundo.
Greta defende que toda a população tenha consciência de seus atos com o meio ambiente, pois, a natureza, o clima e os animais estão todos interligados com a saúde do ser humano.
Greta Thunberg tornou-se uma importante ativista acerca das questões ambientais; em especial, na última Cúpula do clima em Nova York, discursou acerca de que a “mudança está vindo” em sua fala “Aqui, agora, vamos definir os limites. O mundo está acordando. A mudança está vindo, quer queiram, quer não.” Isso mostra que mesmo o mundo estando do jeito que está, a mudança vai vir, pois a sociedade vai começar a enxergar como as suas ações afetarão o futuro e logo perceberá a necessidade de mudança.