Reportagem por Ulisses Viana Meira em 9 de junho de 2022
Publicado por Marianna de Castro
A SAF é uma Sociedade Anônima de Futebol e um sistema empresarial, que foi criado pela lei 14.193/202, promulgada em agosto do ano passado. Tal lei permite que os Clubes de futebol se tornem empresas que, assim, poderiam vender seus dividendos para futuros sócios. A principal atividade exercida por essas “empresas” é a participação em torneios profissionais de futebol para fins lucrativos, além da posse do passe de jogadores, atividade que também tem fins lucrativos, baseada na compra e venda dos referidos passes.
As principais diferenças entre a SAF e os outros modelos empresariais que já existem são as disparidades tributárias, sendo que “a diferença do modelo ‘clube-empresa’, constituído nas formas já previstas pelo nosso ordenamento, é que a SAF tem uma tributação mais vantajosa que os outros tipos de regime, como a sociedade limitada ou anônima, por exemplo. Além disso, um outro benefício que podemos citar com a conversão em SAF é a centralização das dívidas cíveis e trabalhistas, configurando-se em uma alternativa viável para associações sem fins lucrativos, que estavam em estado de insolvência”, afirma João Paulo di Carlo, advogado desportivo.
O modelo da SAF já vem entrando em vigor em alguns clubes de futebol brasileiros como Red Bull Bragantino, Botafogo e Cruzeiro que, apesar de ainda estar em processo de transformação, pode ser levado em conta. Pode-se notar o avanço nas conquistas de todas essas equipes após a instauração desse novo modelo. Um exemplo disso seria o clube “Red Bull Bragantino” que, pela primeira vez na história, conseguiu acesso à Copa Libertadores da América. Isso se deve à grande quantidade de recursos financeiros que surgem a partir de grandes compradores com capital estrangeiro que, na maioria das vezes, fazem com que o clube possa ficar mais avantajado, atraindo um bom elenco e uma boa gestão futebolística. Para que os fins lucrativos possam ser alcançados, tal clube deve elevar cada vez mais o nível do futebol brasileiro, para que ele possa voltar aos holofotes no contexto esportivo mundial.
Pressão e Perfeição: A crítica à obsessão estética em A SubstânciaResenha por Maria Clara Machado…
Ciclone extratropical chega ao Brasil com alto risco de tempestadesNotícia por Tatiane Gomes em 31…
Mulherzinhas: um retrato força femininaResenha por Sara Eduardo em 31 de outubro de 2024 Publicado…
Victoria Secrets Fashion Show 2024Reportagem por Letícia Cerqueira em 18 de outubro de 2024 Publicado…
Caso Diddy: entenda tudo que envolve a prisão do rapper americano.Reportagem por Bernardo Versiani em…
As melhores de 2024 (até agora)Resenha por Isadora Macário em 24 de outubro de 2024…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos