O que são Sharenters?
Reportagem por Maria Avelino em 28 de abril de 2023
Publicado por Júlia Corgosinho
A internet e as redes sociais transformaram a maneira como as pessoas se relacionam e se conectam ao redor do mundo. A facilidade de compartilhar informações, fotos e vídeos com amigos e familiares é uma das principais vantagens das redes sociais. Porém, toda essa facilidade acaba fazendo com que algumas pessoas percam a noção e compartilhem muito mais do que deveriam nas redes. Essa exposição exagerada tem levado à criação de um novo termo: “sharenters”.
O termo “sharenters” é uma junção das palavras “pais” e “compartilhadores”, e se refere aos pais que compartilham muitas informações e fotos de seus filhos na internet. Essa prática se tornou cada vez mais comum, especialmente em redes sociais como o Facebook, Instagram e o TikTok. Essa discussão vem se tornado cada vez mais presente e muitos especialistas acreditam que este excesso de exposição pode gerar um impacto extremamente negativo na vida das crianças.
Muitas vezes, por estarmos tão acostumados a compartilhar coisas nas redes sociais, perdemos a noção da dimensão que elas têm. A internet possui uma imensidão de pessoas, porém, nem todas elas possuem boas intenções. Ao compartilhar informações e fotos dos filhos, os pais estão expondo a sua privacidade para toda essa comunidade virtual, o que pode acarretar em uma brecha para possíveis problemas de segurança, tais como o cyberbullying e o stalking, além de expor as crianças a possíveis pedófilos.
Outro ponto muito preocupante é o impacto emocional e psicológico que pode ser causado nas crianças. Já que, ao compartilhar muitas informações e fotos pessoais, os pais podem comprometer a imagem e a privacidade de seus filhos, o que pode acabar prejudicando o desenvolvimento da autoestima e identidade desses indivíduos pois, futuramente, podem não querer ter suas vidas completamente expostas. Essa situação se agrava mais quando os pais são pessoas de relevância na mídia, já que colocam seus filhos em uma vida pública sem que eles possam ter consentimento disso. Quando a criança cresce e tem a capacidade de escolher se quer uma vida pública ou não, seu rosto já será conhecido por milhares de pessoas.
Além disso, é importante lembrar que as redes sociais refletem apenas uma parte da vida das pessoas e que essas publicações são frequentemente filtradas e selecionadas para passar uma imagem positiva e idealizada. Ao expor muito a vida das crianças nas redes sociais, os pais podem estar criando uma falsa imagem da vida dos seus filhos, o que pode levar a comparações com outras crianças e sentimentos de inadequação e insatisfação.
Por fim, é importante ressaltar que os pais são exemplos para seus filhos e que as atitudes virtuais também possuem um grande impacto nas relações entre pais e filhos. Ao expor excessivamente suas vidas nas redes sociais, os pais podem estar comprometendo a confiança e a intimidade com seus filhos, o que também afeta negativamente a relação familiar.