A inteligência artificial em Hollywood

A inteligência artificial em Hollywood

 Reportagem por Bruna Maluhy Magnino em 17 de agosto de 2023

Publicado por Pedro Henrique Garcia Eleutério


Greve em hollywood (fonte: sag-greve-2023.jpg)

Greve em Hollywood serve de alerta para que outras profissões se preocupem com a IA.

Há tempos, rumores sobre a inteligência artificial substituir diversos empregos se espalham pela sociedade. Entretanto, ninguém esperava que isso fosse parar a principal fonte de entretenimento no mundo atual. 

No dia 2 de maio de 2023, os escritores de Hollywood entraram em greve exigindo melhores condições de trabalho como, pagamentos mais adequados, principalmente por parte dos streamings, e regulamentação do uso da inteligência artificial para as produções. Dois meses depois, o Sindicato dos Atores e Federação Americana de Artistas de Televisão se juntou à greve, foi nesse ponto que o assunto sobre a tecnologia começou a chamar mais atenção da mídia. 

Diante desse cenário, os fatores que mais preocupam esses profissionais são a reprodução da imagem de artistas e criação de textos, já que, com uma inteligência fazendo tudo isso quase gratuitamente e mais rapidamente, eles não teriam mais função nos estúdios. Assim, eles estão constantemente protestando nas ruas de Los Angeles, alegando, por exemplo, que a IA não tem a emoção de pessoas de verdade e a experiência não seria a mesma para o público. Hoje, a IA se tornou oficialmente uma ameaça. 

Além disso, esse grande evento alarmou outros tipos de profissionais, visto que, com a evolução da tecnologia, eles podem ser substituídos em breve, por volta de 300 milhões de empregos estão sendo ameaçados pela inteligência artificial. As pessoas do mundo todo estão comovidas com a greve, refletindo sobre como o avanço tecnológico pode estar começando a prejudicar a sociedade. 

Dessa forma, é claro que a humanidade pode acabar perdendo seu espaço para a IA em pouco tempo. Então, os atores e roteiristas estão tentando mostrar para todos como essa inteligência nem sempre beneficia e que, às vezes, o caminho mais prático não é a melhor opção.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo