Salas Temáticas no Uniarts 2023
Reportagem por Bruna Maluhy Magnino em 16 de agosto de 2023
Publicado por Manuela Rocha Cronemberger
No Uniarts 2023, A Folha Única teve a oportunidade de acompanhar de perto a prova da Sala Temática. A prova funciona da seguinte forma: as equipes, 12 no total, recebem temas diferentes e têm a missão de personalizar uma sala baseada nesse tema. A Folha Única entrou nas salas com os jurados (professores) e coletou informações individuais sobre cada equipe:
EQUIPE ROSA
Tema: “Vida e obra de Guimarães Rosa”.
A equipe utilizou de personagens da vida e convivência de Guimarães para apresentar a sala, a qual representava paisagens e cenários do sertão, lugar de nascimento do autor.
Além disso, apresentaram informações curiosas e relevantes sobre a vida do escritor, mostraram suas obras de destaque e, no final, os jurados foram presenteados com uma lembrancinha.
EQUIPE ROXA
Tema: “Jerusalém e Bagdá: a história comparativa das cidades”.
A equipe apresentou uma sala rica em cultura judaica e cristã, com uma grande exposição de objetos característicos das duas religiões. Os apresentadores foram ricos em suas falas não deixando nenhum jurado com dúvidas.
Os jurados tiveram a experiência de colocar suas preces no muro das lamentações construído pela equipe, o que foi um dos pontos altos da apresentação, e ganharam lembrancinhas também.
EQUIPE AMARELA
Tema: “Rock n’ Roll”.
A Folha Única não pode estar presente na apresentação da sala, mas coletou informações pelo o Instagram.
De acordo com a conta da equipe, a sala estava decorada com diversos instrumentos e discos de vinil. Na apresentação também tinha um espaço reservado para um show.
EQUIPE MARROM
Tema: “Religiões no mundo: Maomé, Moisés, Jesus, Obatalá, Akenathon, Lao Tse, Siddharta Gautama, Kardec”.
O grupo fez um tour pela sala, guiado por uma viajante no tempo, mostrando diferentes religiões, tudo organizado em ordem cronológica do surgimento delas. A equipe também contou com lembrancinhas relacionadas às religiões.
A parte mais interessante do tour foi o encerramento, quando todos os representantes religiosos se uniram para tratar da intolerância religiosa e, dessa forma, conquistaram ainda mais a atenção do público.
EQUIPE VERDE
Tema: “Folclore brasileiro”.
A sala estava caracterizada como uma floresta, com direito à presença de alguns personagens do folclore brasileiro e sons da natureza ao longo de toda a visita. A ambientação foi o grande destaque.
Os jurados tiveram a oportunidade de conversar com esses personagens e receberam gelatina no final.
EQUIPE CINZA
Tema: “Astronomia: a procura de novos mundos”.
A Folha Única não conseguiu participar da apresentação da sala, mas deu uma olhada no Instagram da equipe.
De acordo com o post da equipe, a sala estava decorada com luzes piscantes e com toda a energia de galáxia. Ademais, fizeram interações com os jurados.
EQUIPE AZUL
Tema: “Chernobyl: a história do acidente nuclear”.
A sala da equipe tinha a proposta de uma volta ao tempo, com a experiência de escutar a explosão da usina e acompanhar a circulação da notícia.
Ademais, a equipe fez uma maquete da usina que saía fumaça e apresentou de forma cronológica e interativa. Os destaques da sala foram a maquete e o ambiente da catástrofe.
EQUIPE LARANJA
Tema: “Darwin e o Darwinismo”.
A Folha Única, infelizmente, não conseguiu estar presente durante a apresentação, mas conseguiu uma entrevista com a líder da equipe. A líder relatou que a apresentação da sala consistia em um tour de barco pelos lugares que Darwin passou, o que foi uma forma muito criativa de apresentar. Além disso, entregaram lembrancinhas.
EQUIPE CIANO
Tema: “A história de Brasília”.
Os jurados tiveram a oportunidade de ver nessa sala pequenas maquetes de monumentos importantes de Brasília, como: a Catedral e o Congresso Nacional.
Além dos monumentos, a equipe também mostrou elementos culturais e administrativos e forneceu pizza para os jurados.
EQUIPE VERMELHA
Tema: “História da FEB”.
A sala da equipe teve uma explicação detalhada e criativa sobre o tema e o cenário era interativo e fascinante.
Para encerrar a apresentação da sala, a equipe encenou uma pequena guerra, parte mais divertida da apresentação.
EQUIPE BRANCA
Tema: “O cangaço no Brasil”.
A apresentação da sala foi marcada por interações constantes com os jurados, por meio de músicas e muitas brincadeiras. A parte mais interessante da visita foi quando mostraram cartazes de procurados com os rostos dos jurados e prenderam alguns deles, o momento causou grandes risadas.
A sala foi toda montada para ser um sertão, o qual possuía uma igreja, um espaço para fogueira e uma prisão.
EQUIPE PRETA
Tema: “História da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo”.
A decoração da sala mostrava a energia brasileira e estava impecável. Os apresentadores, que usavam a blusa oficial da seleção de 2023, deram informações completas em ordem cronológica das competições.
Ademais, de lembrancinhas, os jurados ganharam comida e, no final, presenciaram uma breve partida de futebol entre os integrantes