Visita ao Lar dos Velhinhos Francisco de Assis
Reportagem por Bruna Maluhy Magnino em 15 de abril de 2024
Publicado por Lívia Araújo
No dia 28 de março, os alunos do colégio Único Educacional tiveram a oportunidade, juntamente com o projeto “Unidos” da escola, de visitar o Lar dos Velhinhos Francisco de Assis. O lar foi fundado em 1944, originalmente, como uma pensão e, alguns anos depois, o transformaram em um asilo, permanecendo alguns idosos que já moravam ali. Sob essa perspectiva, a Folha Única teve a oportunidade de comparecer ao evento e acompanhar tudo. Assim, fazendo entrevistas com funcionários e conhecendo os idosos de perto, a visita se tornou ainda mais especial.
O objetivo do asilo é cuidar do bem-estar físico e mental dos idosos, além de garantir que eles não sejam abandonados, por isso, as visitas dos parentes são obrigatórias. Além disso, os residentes do lar, 25 homens e 22 mulheres, fazem atividades semanais para manterem suas mentes ativas, como culinária, pintura, fisioterapia e bingo. O lar dos velhinhos recebe doações semanais de medicamentos, produtos de higiene e alimentos e conta com a ajuda de 52 funcionários para as mais diversas funções. Dessa forma, o lugar se mostra empenhado em cumprir sua função e fazer a vida dos idosos mais feliz e tranquila.
Nesse ponto de vista, os estudantes, liderados pelo projeto de ação solidária do Único Educacional: Unidos, visitaram o Lar dos Velhinhos Francisco de Assis, levando doações, presentes e alegria. Diante disso, durante a visita ocorreram o jogo de bingo, a competição de forró, a entrega de prêmios, as risadas e os ouvidos atentos para milhares de histórias. Assim, foi uma data marcante para os alunos e para os idosos, a qual ficará marcada em ambas as gerações como um dia de aprendizado e diversão.
Portanto, destaca-se a importância de ações solidárias como essa promovida pelo projeto Unidos, já que expressam empatia e conhecimento. Ademais, o dia foi importante para impactar a vida dos estudantes e alegrar a dos idosos, que riram e bateram palma ao verem os alunos chegarem. Logo, acessando o site do asilo (Lar São Francisco de Assis) e doando é possível fazer os moradores tão felizes quanto o dia da visita.