Comoção midiática diante os desastres no Rio Grande do Sul
Reportagem por Bárbara Cunha em 18 de julho de 2024
Publicado por Manuela Ferreira Lima de Souza
Diante dos desastres naturais que atingiram a região do Rio Grande do Sul, diversos artistas e influenciadores digitais de todo o país demonstraram solidariedade em relação às tragédias causadas pelas enchentes que inundaram as cidades. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, o número de pessoas fora de suas casas chega a 395,6 mil, totalizando 754 feridos e 134 pessoas desaparecidas. Ao todo, estima-se que 1,7 milhão de pessoas foram afetadas.
Segundo o governo federal, serão destinados 50,9 bilhões de reais para os esforços de recuperação da região, além do pagamento antecipado do décimo terceiro de 2024, o incremento do programa Bolsa Família, entre outros. No entanto, os verdadeiros heróis são as pessoas que, por meio da mídia, começaram a mobilização, a organização de campanhas de doações e arrecadação de fundos.
Grande parte da mobilização ocorreu devido à propagação das informações e notícias pelas mídias, com foco em influenciadores e famosos que influenciaram seus fãs e seguidores por meio das redes sociais: ex-participantes do Big Brother Brasil, como Davi Brito, Thelma Assis, Amanda Meirelles, Marcela MC Gowan, o surfista Pedro Scooby e seus companheiros de esporte foram alguns dos envolvidos. Um exemplo marcante desse esforço conjunto foi o uso de jet-skis, como relatou Cesarano após um dos resgates: “Não ficou ninguém… Nem mesmo o cavalo no terraço. Foi uma situação intensa, mas a satisfação de vê-lo salvo e bem cuidado é indescritível”, mencionou, também, a presença de uma equipe médica veterinária e de outros voluntários.
Famosos como o youtuber Felipe Neto, a primeira dama, o humorista Whindersson Nunes, Gisele Bündchen, Anitta, João Gomes, Gusttavo Lima, Ivete Sangalo e Pocah contribuíram largamente na arrecadação de dinheiro. Além deles, figuras como o jogador Neymar, Virgínia Fonseca e Graciele Lacerda também arrecadaram recursos. O sensível momento ganhou visibilidade no exterior, e contribuições da fundação da artista Beyoncé “BeGood”, do ator Terry Crews, do cantor Louis Tomlinson, entre muitos outros, foram recebidas pelo Estado.
A comoção é gigantesca, o mundo inteiro está se compadecendo com a causa. A mobilização da população ao ajudar as vítimas e os afetados no Rio Grande do Sul demonstra a empatia dos brasileiros, destacando a integridade da nação verde-amarela e sua união como um país, que, apesar de grande e diversificado, é uno. Todavia, as vítimas da catástrofe ainda são numerosas e há previsão de mais chuvas na região. Dessa maneira, é fundamental que todos persistam ajudando como puderem.